Pular para o conteúdo principal

Paulo Rabello de Castro, presidente do BNDES, Roberto Rodrigues, presidente da Fundação João Pinheiro, Marco Antônio Castello Branco, presidente da Codemig, Olavo Machado Júnior, presidente da Fiemg, Paulo Brant, superintendente de Relações Institucionais da Fiemg, Bruno Miranda, Leandro Garcia e Marcos Antônio Mandacaru, superintendente de Desenvolvimento Industrial da Fiemg.
Foto: Camilla Freitas

PBH e Fiemg terão parceria para economia criativa

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) assinaram, dia 16 de agosto, uma carta de intenções que tem em vista estabelecer os termos de cooperação técnica a ser travada entre as instituições, a fim de promover e fomentar a economia criativa em Belo Horizonte.
 

O compromisso foi firmado durante a inauguração da primeira etapa do projeto P7 Criativo, uma agência resultante da associação entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação João Pinheiro e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e a Fiemg.
 

“Os objetivos do projeto P7 Criativo estão em sintonia com uma das principais estratégias de desenvolvimento adotadas pela prefeitura de Belo Horizonte, que é estimular a indústria criativa, e contribuir para ampliar a diversificação, a competitividade e a inovação da economia local”, afirmou Bruno Miranda, secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico. Também assinou o documento o presidente da Prodabel, Leandro Garcia.
 

Em breve será estabelecida uma agenda de trabalho para definir o instrumento que vai formalizar a parceria, que vai incluir, em seus termos, o apoio para a atração de investimentos e a internacionalização de BH. Incluem-se neste propósito ações em conjunto com a Prodabel para estimular a economia criativa na área de tecnologias da informação e comunicação, e com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), na área de turismo e eventos.
 

Projeto P7 Criativo

O espaço de trabalho compartilhado, voltado para empresas e profissionais de diversas áreas como empreendedorismo digital e economia criativa, começa a funcionar em um andar do prédio situado na Afonso Pena, 4000.  O local tem cerca de 1,8 mil metros quadrados e poderá comportar 400 pessoas. A etapa definitiva do projeto vai ocupar o edifício do antigo Bemge, localizado na Praça Sete, que tem 25 andares e está sendo revitalizado. As obras têm previsão de encerramento no final de 2018.
 

Em sua estrutura física, o P7 Criativo pretende agregar empreendedores, investidores e especialistas que usam a criatividade e o capital intelectual nas áreas de design, moda, audiovisual, robótica, gastronomia, patrimônio cultural, telecomunicações, jogos eletrônicos, saúde e bem-estar, funding, administração pública, educação, entre tantos outros setores.
 

Para atender a esta demanda, no local haverá escritórios compartilhados, centro de pós-produção audiovisual, biblioteca, auditório, centro de desenvolvimento de software, ambientes de locação para pequenas e médias empresas, restaurante e café, além de uma educação focada no movimento de startups — empresas inovadoras da área de tecnologia.