Pular para o conteúdo principal

PBH discute urbanismo para crianças na 1ª infância em encontro anual
Divulgação/PBH

PBH discute urbanismo para crianças na 1ª infância em encontro anual

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte participou do encontro anual da Rede Urban95 que discutiu urbanismo voltado às crianças na 1ª infância. A Urban 95 é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva da infância e cuidadores no planejamento urbano, mobilidade e serviços oferecidos nas cidades, considerando a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95cm de altura. A PBH foi representada pelo subsecretário de Planejamento Urbano, Pedro Maciel, e pela gerente de Mobilização e Educação Urbana, Cristina Sá. O encontro foi sediado em São Paulo e Jundiaí. 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado em projetos de urbanismo tático com o objetivo de transformar o entorno de EMEIs da cidade em espaços lúdicos e vibrantes a partir da visão das próprias crianças. A primeira intervenção foi realizada, em parceria com a rede Urban95, no entorno da EMEI Itamaraty e os resultados falam por si só.

O trabalho segue de forma a replicar a metodologia desenvolvida e tornar o entorno de outras EMEIs de Belo Horizonte espaços mais adequados ao convívio das crianças e suas famílias.

“A pauta da 1ª infância é de extrema importância para o planejamento urbano, afinal, uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todas as pessoas. Conhecer de perto experiências de sucesso como as cidades de Boa Vista e Jundiaí e compartilhar diretamente com quem fez é, de fato, uma grande oportunidade”, ressalta Pedro Maciel.

Em seguida, os representantes da PBH participaram da Conferência Internacional sobre Espaços Naturalizados para as Infâncias, em São Paulo, para mais um dia de intenso debate sobre o tema junto a cidades e organismos internacionais. “Retornamos a BH com importantes parcerias estabelecidas e experiências valiosas a serem incorporadas em nossos projetos”, afirmou a gerente Cristina Sá.