Pular para o conteúdo principal

PBH começa a aplicar a vacina bivalente nas pessoas de 18 anos ou mais no dia 2
Amira Hissa/PBH

PBH começa a aplicar a vacina bivalente nas pessoas de 18 anos ou mais no dia 2

criado em - atualizado em

A partir da próxima terça-feira (2), a Prefeitura de Belo Horizonte começa a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais, conforme orientação do Ministério da Saúde. Para receber a vacina é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra covid-19 monovalente recebida.

 

As vacinas estão disponíveis nos 152 Centros de Saúde da capital e em três postos extras. É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina bivalente e outros imunizantes, como a vacina contra a gripe.

 

Requisitos:

 

 

  • Ter a partir de 18 anos.
  • Ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra covid-19 monovalente recebida.

 

 

É imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas e não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

 

A PBH alerta ainda que para a vacinação contra a covid-19, é necessário que o usuário seja cadastrado em um centro de saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chegar à unidade. Além de ser um procedimento de rotina dos centros de saúde, o cadastramento dos dados dos usuários é uma exigência do Ministério da Saúde para o efetivo registro das doses aplicadas no Município e, também, para que as informações sejam incluídas no Conecte SUS, plataforma digital do governo federal.

 

Até esta sexta-feira (28) o imunizante esteve disponível nos centros de saúde e postos extras apenas para o público prioritário convocado pela PBH: idosos a partir de 60 anos, pessoas com 12 anos ou mais com alto grau de imunossupressão ou comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

 

No entanto, a PBH reforça que não dispõe de estoque suficiente para a vacinação de todo o público elegível entre 18 anos e 59 anos, que são 1,2 milhão de pessoas – descontadas desse número aquelas já convocadas por fazerem parte de grupos prioritários. Com o envio mais recente de imunizantes pela Secretaria de Estado de Saúde, ocorrido nesta semana, a PBH dispõe de 104 mil doses da vacina bivalente para a imunização do novo público, a partir de terça-feira.