Pular para o conteúdo principal

PBH amplia segurança do Centro com instalação de novas câmeras
Foto: Amira Hissa/ PBH

PBH amplia segurança do Centro com instalação de novas câmeras

criado em - atualizado em

O Centro de Belo Horizonte ganha, a partir desta terça-feira (14), um novo e moderno sistema de videomonitoramento com a instalação de câmeras de última geração. Para aumentar a sensação de segurança de quem trabalha e transita pela região, a Prefeitura de Belo Horizonte adquiriu 462 novas câmeras, que começam a ser instaladas nesta terça-feira (14), com um investimento total de R$ 8 milhões. A medida faz parte do programa de revitalização da região, o Centro de Todo Mundo.

Os novos equipamentos substituirão 133 câmeras do Sistema Olho Vivo, colocando no lugar de cada uma delas uma câmera speed dome (modelo giratório) e duas fixas, sendo parte delas com tecnologia embarcada de analíticos de inteligência artificial - tecnologia que possibilita aos operadores receber um tipo específico de situação, como a de pessoas praticando vandalismo, fazendo descarte clandestino de lixo, entre outras.

A cidade ganhará ainda 20 câmeras com reconhecimento facial, além de 11 novos pontos de monitoramento (equipados com uma câmera speed dome e duas fixas, complementadas por analíticos de inteligência artificial), distribuídos no entorno do Parque Municipal, na Rua Sapucaí, na Rua Rio Grande do Sul e na região da Lagoinha. O Parque Municipal ainda terá mais 10 câmeras fixas.

As novas câmeras ampliarão a capacidade e a qualidade do videomonitoramento realizado em tempo real no Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), beneficiando não somente a segurança, mas também a limpeza urbana, fiscalização e o controle do trânsito. 

Segunda etapa

Uma segunda etapa do projeto será implementada no ano que vem, quando serão instaladas 146 câmeras com capacidade de leitura de placas veiculares é um investimento de R$ 4 milhões. Os equipamentos serão implantados de forma estratégica pela cidade e a previsão é que estejam operando até julho de 2024. Além de monitorar o trânsito, esses dispositivos contribuirão na localização de veículos furtados ou envolvidos em acidentes.