Pular para o conteúdo principal

PBH agiliza resultado de exames de pacientes com sintomas de dengue
Aline Resende/ PBH

PBH agiliza resultado de exames de pacientes com sintomas de dengue

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte adquiriu um novo equipamento para verificar a dosagem de hematócrito e hemoglobina de pacientes com suspeita de dengue. O hemoglobinômetro portátil é utilizado nas unidades de saúde, com maior demanda assistencial, e libera o resultado em até 3 segundos após a coleta. O hematócrito é o principal parâmetro laboratorial avaliado para classificação da gravidade da doença. Anteriormente, o tempo de espera era de cerca de 3 horas. 

Dos 50 equipamentos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde, 38 já estão sendo usados nos hospitais temporários, nas regionais Venda Nova e Oeste, no hospital de campanha, na Norte, e nos Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), além de centros de saúde com maior volume de atendimentos. Os outros 12 aparelhos ainda vão ser entregues ao município. 

“Dessa forma, a realização do exame em menor tempo possibilita a liberação, condução clínica e acompanhamento de pacientes sem sinais de gravidade, bem como o direcionamento mais ágil e assertivo de usuários com hematócrito alterado para reidratação oral e venosa”, explicou o gerente da Rede Ambulatorial Especializada, Mateus Figueiredo. 

Durante os primeiros dias de uso dos equipamentos já foi verificada uma menor permanência dos usuários sem sinais de gravidade nas unidades assistenciais, a partir da liberação mais eficiente dos resultados.