Pular para o conteúdo principal

Grupo de ciclistas pedala na explanada do Mineirão
Foto: Divilgação

Passeio com ciclistas em apoio à doação de sangue é atração do BH é da Gente

criado em - atualizado em

Aproximadamente 600 ciclistas já estão inscritos para o Pedal Solidário, um passeio que vai percorrer pontos turísticos de Belo Horizonte neste domingo, 16 de setembro.  Em prol da campanha Pratique Doar Sangue, o evento integra a programação do BH é da Gente – Savassi e tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
 

A concentração para a largada do passeio será na Praça da Savassi, a partir de 8h deste domingo, com saída prevista para 9h.  Ao longo do trajeto de 12 quilômetros, os ciclistas vão passar por pontos como Praça da Liberdade, Mercado Central, Viaduto Santa Tereza e Praça da Estação, com paradas curtas em alguns desses locais e chegada também na Praça da Savassi, por volta das 10h30.
 

O Pedal Solidário marca o balanço da campanha Pratique Doar Sangue, que teve início em 9 de junho e vai se estender até 30 de setembro. “Esta é uma causa abraçada pela Prefeitura de Belo Horizonte, porque uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. É importante registrar que apenas 1,8% da população no Brasil tem o hábito de doar sangue. É um número abaixo da meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde, que é de 3%. Isso explica todo o nosso apoio a essa causa e ao passeio ciclístico”, afirma Elberto Furtado, secretário municipal de Esportes e Lazer.
 

Além do passeio ciclístico, o encerramento da campanha na Savassi terá apresentação musical do grupo Coração Palpita, show de mágica, sorteio de brindes e outras atrações. O BH é da Gente ainda vai oferecer espaço para recreação com brinquedos infláveis, camas elásticas, mesa de totó e oficina de pintura facial.
 

Já na avenida Silva Lobo, o BH é da Gente terá, das 9h30 às 12h30, espaço para a prática de atividades esportivas como peteca, badminton e tênis de mesa, além de brincadeiras tradicionais (corda, arco, amarelinha e jogo da velha) e cantinho infantil com brinquedos pedagógicos.

 

BH é da Gente

O BH é da Gente é um programa recreativo em espaço urbano que ocorre aos domingos, das 7h às 14h, na Savassi e em um trecho da avenida Silva Lobo, no bairro Grajaú.
 

O objetivo é promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, bem como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público.

 

Passeio: vagas gratuitas

As inscrições que dão direito a um kit (camisa de ciclista, isotônico e outros brindes) no passeio ciclístico foram encerradas.
 

A retirada dos kits será na Savassi (em um loja na Praça Diogo Vasconcellos, 88), sexta-feira (14) e sábado (15), quando todos os participantes deverão também entregar uma doação – um pacote de fraldas descartáveis infantis tamanho M-G-GG ou um pacote de leite em pó, donativos que serão revertidos para a Fundação Sara Albuquerque, que apoia crianças e famílias em tratamento de câncer infantil.  Nesses dois dias, todos os inscritos vão receber uma pulseira que confirma a adesão ao passeio e dá direito à participação em sorteio de brindes e cortesias.

A campanha

A Pratique Doar Sangue é resultado da mobilização dos grupos de ciclistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte para conscientização sobre a importância da doação frequente de sangue.
 

O grupo tem um aplicativo e site que serve como plataforma de interatividade entre doadores, serviços de hemoterapia e pacientes em todo o Brasil.