Pular para o conteúdo principal

Parques Municipais estão com agendas abertas para ensaios dos blocos de carnaval
Foto: Ricardo Laf/Divulgação

Parques Municipais estão com agendas abertas para ensaios dos blocos de carnaval

criado em - atualizado em

Os parques municipais de Belo Horizonte já estão com as agendas abertas para e receber os ensaios e outras ações dos blocos de rua da capital. Há áreas verdes espalhadas por toda a cidade e que podem ser usadas gratuitamente pelos foliões. Para garantir a organização dos ensaios e demais atividades, é necessário o agendamento prévio na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), pelo e-mail eventosparques@pbh.gov.br. Na mensagem é preciso incluir as seguintes informações: nome do parque; data do ensaio; os horários de início e de término do ensaio; e estimativa de público participante. No caso de montagem de estrutura, incluir o detalhamento dessa montagem.

 

Os blocos interessados podem conferir os horários de funcionamento dos parques no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. A Fundação de Parques também disponibiliza o telefone 3246-3034 para tirar dúvidas dos interessados, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

 

O presidente da FPMZB, Gelson Leite, destaca que os parques da cidade, além de importantes áreas de preservação ambiental, são espaços com vocação para receber eventos diversificados durante todo o ano. “Nossas áreas verdes são convidativas e estão abertas a eventos como o carnaval, que mescla tradição, entretenimento e cultura, contribuindo ainda mais para a nossa proposta de integração das pessoas com esses espaços. A apropriação das áreas verdes pela população contribuiu para despertar o sentimento de pertencimento e, como consequência, a consciência da conservação e cuidados com esses locais, que são públicos e para todos”, afirma Gelson Leite.

 

Para que essa junção de alegria, cultura e natureza seja ainda mais proveitosa, é importante lembrar de alguns cuidados básicos e necessários, para os blocos e público participante, durante a utilização dos parques municipais que são áreas de uso comum. Dentre eles, está o recolhimento dos materiais utilizados, não usar confetes, papéis picados e outros produtos que deixam resíduos, além do descarte correto do lixo gerado. As árvores contribuem para a beleza dos parques e a melhoria do ar e do clima na cidade, sendo assim, não devem ser utilizadas para fixar equipamentos, banners, cordas ou outros materiais. Cuidados com o piso e com os gramados também são fundamentais, não podendo ser perfurados.