Pular para o conteúdo principal

‘Panelas Abertas’ promove intercâmbio entre chefs de BH e outros atores do setor
Arte/PBH

Panelas Abertas promove intercâmbio entre chefs de BH e representantes do setor

criado em - atualizado em

Começa nesta terça-feira (17) a ação ‘Panelas Abertas’, atividade que integra a programação da 1ª edição da Bienal da Gastronomia, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Inspirado no modelo ‘atelier aberto’, o objetivo da proposta é promover o intercâmbio de experiências entre os chefs de cozinha de estabelecimentos de destaque de Belo Horizonte com estudantes da área, empreendedores, produtores locais, jornalistas e influenciadores gastronômicos.

O intuito é que os atores possam interagir e aprofundar seus conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios dos estabelecimentos gastronômicos, possibilitando um momento único de troca de conhecimento e experiência. A atividade é realizada pela Belotur em parceria com o Sebrae Minas. A Bienal da Gastronomia é uma das ações da PBH de valorização do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido a capital pela Unesco.

“A Bienal da Gastronomia chega a Belo Horizonte para unir chefs, estudantes, jornalistas e produtores locais em torno da paixão pela gastronomia mineira. Sendo a capital a síntese dessa culinária, o projeto ‘Panelas Abertas’, oportunidade única de conexão, fortalece essa interlocução entre profissionais, repassando conhecimento, além da nossa distinta criatividade e tradição na cozinha. Agradeço ao Sebrae Minas por todo apoio na concepção dessa importante iniciativa para a gastronomia da nossa cidade”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Entre os profissionais selecionados para apresentarem as técnicas de preparo, os ingredientes de origem e a criatividade e valorização da gastronomia mineira estão os chefs Yves Saliba (Per Lui); Flávio Trombino (Xapuri); Caio Soter (Pacato); Bruna Martins (Birosca); Henrique Gilberto (Cozinha Tupis); Naiara Faria (La Palma); Cristóvão Laruça (Turi); Djalma Victor (Quin); Márcia Rezende (Dona Lucinha) e Juliana Duarte (Cozinha Santo Antônio). A seleção dos chefs convidados levou em consideração o recente ranking nacional de restaurantes da Revista Exame e primou pela diversidade e representatividade na culinária de Belo Horizonte.

A atuação dos chefs ocorrerá sob três eixos: visão e modelo de negócios; promoção e valorização da gastronomia e cultura alimentar e técnicas e produção local. Os profissionais atuarão sob dois escopos do público presente, sendo que os restaurantes Quin, Dona Lucinha e Cozinha Santo Antônio receberão os jornalistas e influenciadores. Já os empreendedores, produtores locais e estudantes de gastronomia irão visitar as áreas de preparo nos restaurantes Xapuri, Per Lui, Pacato, Birosca, Cozinha Tupis, La Palma e Turi. 

"A educação empreendedora é um dos melhores caminhos para quem deseja criar um negócio longevo e lucrativo. A proposta do Panelas Abertas é exatamente esta: favorecer a troca de conhecimentos e aprendizados entre iniciantes e veteranos de estabelecimentos gastronômicos, e incentivar que esses profissionais busquem, cada vez mais, entendimento sobre o empreendedorismo. Certamente os participantes sairão deste projeto com maior consciência de seus negócios e possibilidades de crescimento e inovação", comenta Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH e do Sebrae Minas.

Toda programação da Bienal da Gastronomia está disponível no Portal Belo Horizonte. 

Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte

A 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega para consolidar a capital mineira como um polo turístico gastronômico, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista da designação como Cidade Criativa da Gastronomia. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com parceria institucional do Sebrae Minas, Prepara Gastronomia, Check-In Minas Turismo e CDL-BH; apoio cultural e educacional do Sesc e do Senac em Minas; parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove, SENAC e Una; apoio da Frente da Gastronomia Mineira e Abrasel e hotel parceiro  Novotel.