Pular para o conteúdo principal

Cerca de doze profissionais da E.M. José Madureira Horta, na Pampulha, que participaram de treinamento sobre Segurança no Trabalho.
Foto: Andréa Moreira/PBH

Pampulha realiza treinamento sobre Segurança no Trabalho

criado em - atualizado em

Segurança no Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas e ações adotadas em uma empresa/ instituição visando evitar e/ou minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais a fim de proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.

 

Com o objetivo de transmitir orientações de segurança no trabalho, a equipe técnica de Segurança do Trabalho realizou, no dia 24 de julho, um treinamento para os profissionais que trabalham na E.M. José de Madureira Horta. Compareceram 35 profissionais entre cantineiras, faxineiras, auxiliares de escola e de apoio à inclusão.  

 

O treinamento abordou os seguintes conteúdos: conceito de Segurança no Trabalho e de Acidente de trabalho; Orientações de segurança; Obrigatoriedade da utilização, guarda e conservação do Equipamento de Proteção individual (EPI) e do Equipamento de Proteção Coletiva (EPC); CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho e Noções Básicas de Ergonomia.

 

Para a Diretora da E.M. José de Madureira Horta, Patrícia Aparecida Ribeiro a formação foi um marco importante na implementação das questões de segurança do trabalho na escola. “Os treinamentos de segurança são fundamentais, pois criam uma cultura de segurança no ambiente de trabalho que é positiva para todos: geram maior produtividade, oferecem maior proteção e resguardam também a integridade dos funcionários”, ressaltou.

 

Auxiliar de Apoio à Inclusão, Alexandre Henrique de Oliveira gostou de participar: “O curso foi interessante porque esclareceu dúvidas em relação à maior segurança no trabalho. Esses encontros poderiam acontecer mais vezes.” A cantineira Thainá Correa Diniz Abreu também aprovou: “A formação foi ótima! Tudo que foi falado é necessário para prevenção de acidentes e vai ajudar muito no nosso trabalho em geral. Gostei muito da mensagem lida no final. Foi uma experiência muito rica!”

 

Técnicas de Segurança do Trabalho, Vanessa Soares de Oliveira e Raquel Rocha de Moura explicaram que é importante conscientizar o servidor/ trabalhador, por meio de ações que promovam a formação de uma cultura preventiva e, consequentemente, contribuam para a diminuição dos acidentes de trabalho: “A orientação dos trabalhadores quanto às questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho é de suma importância para se obter uma postura prevencionista durante a execução das atividades laborais”.