Pular para o conteúdo principal

Encosta com duas casas no topo. Há um posta na frente
Foto: Arquivo/PBH

Obras de eliminação de risco em encostas levam mais segurança para os moradores

criado em - atualizado em

As famílias da rua Germano Nascimento, na Vila Mangueiras, região do Barreiro,  passaram a contar com mais segurança e conforto. A Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), entregou aos moradores, na segunda quinzena de março, uma obra de urbanização do PAC Encostas, que tem como objetivo eliminar o risco geológico de deslizamento em vários pontos da cidade.
 

 Assim como na rua Germano Nascimento, outros locais da cidade recebem obras com o objetivo de reduzir os riscos. No mesmo lote de intervenções do PAC Encostas, já foram concluídas obras na Vila Marieta (Barreiro), Vila Beira Linha (Nordeste), Vila Antenas (Barreiro) e 16 unidades habitacionais no bairro Belmonte (Nordeste). Também se encontra em execução uma obra na Vila Jardim do Vale (Barreiro), além de 16 unidades habitacionais no mesmo local.
 

Segundo o Diretor de Projetos e Obras, Aluísio Rocha, as obras do PAC Encostas têm sido muito importantes para a cidade por estabilizar as encostas e evitar acidentes por escorregamento de solo. Segundo o diretor, outras etapas ainda serão realizadas, sendo que a próxima está aguardando apenas a liberação da Caixa Econômica Federal para ser licitada.
 

De acordo com a engenheira da Urbel, Bernadete Nunes, a intervenção na rua Germano Nascimento abrange contenção de encosta em concreto projetado, solo grampeado, rede de drenagem, execução de calçada, guarda-corpo, remoção de duas moradias em situação de risco e cercamento de área remanescente.
 

Lúcia Maria Neves, aposentada, que mora com a mãe e quatro filhos há 38 anos na Vila Mangueiras, afirma que a segurança aumentou depois das intervenções. “Já corremos muito risco aqui em baixo, mas depois do concreto que a Urbel fez não aconteceu mais nada. Hoje podemos falar que estamos no paraíso”, comemorou.

 

encosta_obras_personagem.jpg

Lúcia Maria Neves está sentada entre a mãe e a filha na varanda da casa, que agora está mais segura.