Pular para o conteúdo principal

Obra de erradicação de risco geológico traz segurança para moradores do Taquaril
Foto: PBH/ Divulgação

Obra de erradicação de risco geológico traz segurança para moradores do Taquaril

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) concluiu mais uma obra de tratamento de encosta no Conjunto Taquaril, Região Leste, com o objetivo de erradicar o risco geológico e garantir a segurança no local.  As intervenções foram realizadas na Rua Arco-íris, 234, onde houve tratamento e estabilização de encosta, retaludamento, construção de muro de arrimo, escadaria de acesso e rede de drenagem. Os recursos investidos são provenientes do próprio município, totalizando o valor de aproximadamente R$ 400 mil.

 

O engenheiro da Urbel que acompanhou a obra, Salomão Melado, explica que na área havia uma encosta muito íngreme, de quase 6 metros de altura, considerada de risco alto, colocando em risco a moradia e consequentemente a segurança da família que vivia no local.

 

“Fizemos o muro de contenção para eliminar o risco geológico e também construímos a escadaria para facilitar o acesso, pois o terreno era escorregadio e muito perigoso, principalmente durante o período chuvoso. Com a finalização da obra, a família está protegida e tem acesso adequado à moradia”, concluiu.

 

Davi Oliveira, que reside com a família no local, conta que a obra era muito esperada e confirma que agora podem viver com mais tranquilidade. “Isso aqui era um caos e em época de chuva a gente passava muito aperto. A enxurrada vinha e não dava nem pra sair de casa. Agora podemos subir e descer sem medo, porque fizeram esse muro, uma escada bonitinha... E dá até pra dormir melhor”, disse.

 

A obra da Rua Arco-íris faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte, que inicialmente prevê um total de aproximadamente 200 obras emergenciais para mitigação dos riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas. Até o momento 122 intervenções já foram finalizadas pela Urbel e 71 estão em andamento.