Pular para o conteúdo principal

Encosta concretara em Vila Senhor dos Passos, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Obra da Urbel elimina risco em encosta da Vila Senhor dos Passos

criado em - atualizado em

Os moradores das ruas 21 de Abril e Cinábrio, na Vila Senhor dos Passos, região Noroeste da cidade, estão cada dia mais perto de ver a conclusão das obras de eliminação de risco geológico de deslizamento. O local foi contemplado com obras de contenção e urbanização do PAC Encostas, que estão beneficiando dezenas de famílias que vivem acima e abaixo da encosta. As intervenções são realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e a previsão de término das obras é junho de 2019.

 

Marques Guilherme Madureira, estudante, de 18 anos, mora com a mãe em uma casa que fica bem na beira da encosta. Com uma das chuvas fortes de 2018, a casa ficou muito vulnerável. “Abriram trincas na parede e no chão da minha casa. Chamamos a Defesa Civil e eles mandaram a gente não ficar em casa. Com essa obra agora deu um alívio”, comemorou Marques.

 

Durante a intervenção na encosta, que já está com mais de 90% da contenção concluída, a família de Marques ficou hospedada na casa de sua irmã. Enquanto isso, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) recuperou as trincas e a pintura afetadas pela movimentação do terreno e todos estão de volta ao lar.

 

Quem também levou um susto com o deslizamento da encosta foi Rafael Rodrigues, atendente de loja de peças automotivas e morador da Vila Senhor dos Passos há 36 anos. Segundo ele, a laje da varanda do terreno vizinho, onde sua mãe vivia, escorregou com a encosta. Na ocasião, ela já havia sido removida e a casa demolida por motivo de segurança, permanecendo somente a laje para ajudar na impermeabilização do terreno. Com a indenização que recebeu, ela comprou outra moradia, bem próxima da antiga.  “Agora está tudo bem. Com a obra está seguro aqui”, concluiu Rafael.

 

Segundo o engenheiro da Urbel, Alexandre Dayrell, a Prefeitura de Belo Horizonte vai investir cerca de R$ 1,3 milhão nesta obra que consiste em contenção de solo e implantação de rede de drenagem além de tratamento urbanístico. “Já foram realizados mais de 95% dos 620m² de contenção em solo grampeado com concreto projetado. A Urbel também já iniciou a implantação dos 180m de rede de drenagem. Logo que esta parte for finalizada, será feito tratamento urbanístico com grama e arbustos em uma área de 350m²”, afirmou. 

 

 

18/03/2019. Obra na Vila Senhor dos Passos. Fotos: Divulgação/PBH