Pular para o conteúdo principal

Novas estações de bicicletas elétricas são opção de lazer na região da Pampulha
Divulgação/PBH

Novas estações de bicicletas elétricas são opção de lazer na região da Pampulha

criado em - atualizado em

Belo Horizonte já conta com 39 estações de compartilhamento de bicicletas 100% elétricas na capital. São 33 na Área Central, cinco na região da Pampulha e uma na região do Prado. As mais de 300 bicicletas elétricas disponíveis podem ser uma oportunidade para curtir o feriado na capital, sobretudo na ciclovia da orla da Lagoa da Pampulha. 

As novas estações estão localizadas na Av. Santa Rosa, 556, na Av. Presidente Antônio Carlos, ao lado da portaria da UFMG, e na Praça Alberto Dalva Simão, na Avenida Novara, 59, na Avenida Fleming, 100, Rua Erê 207, no Prado. 

O sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade, operado pela Tembici, conta com diferencial por ser inteiramente elétrico, sendo um dos únicos da América Latina.  Ele oferece a estrutura completa para os usuários: acesso a informações, cadastramento dos ciclistas e retirada e devolução das bikes em estações fixas. 

Os equipamentos possuem autonomia de funcionamento de 100 km e são equipados com tecnologia de estações de carregamento, garantindo que estejam sempre disponíveis para cobrir vários trajetos de deslocamento. Além disso, os ciclistas são beneficiados com uma bicicleta elétrica que proporciona deslocamentos mais longos e por relevos mais acidentados, como o da capital, exigindo menor esforço de quem pedala. 

Bicicletas elétricas

As estações de bicicletas elétricas foram inauguradas pela Prefeitura de Belo Horizonte em setembro de 2023 e vão contemplar até o final do projeto 500 unidades em cerca de  50 estações. Os locais foram definidos em função da conexão com o transporte coletivo, estações do Move e metrô, com ciclovias existentes e onde há demanda da população. A iniciativa resultou de uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a empresa Tembici e tem o patrocínio da universidade Estácio. 

Como usar as bicicletas 

Para começar a pedalar, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar a cidade de Belo Horizonte e adquirir um plano. Após isso, as bikes podem ser desbloqueadas por QR Code. Ao finalizar o uso, a bicicleta precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações. 

Vai usar as bicicletas elétricas, fique atento às orientações para pedalar com conforto e segurança:

-    Regule a altura do selim para pedalar com conforto;
-    Ande com as duas mãos no guidão e evite levar objetos pendurados nele, utilizando a cestinha se necessário;
-    Sinalize com os braços a mudança de direção;
-    Use sempre os dois freios juntos, para evitar derrapagens e perda de controle;
-    Mantenha uma distância segura da lateral dos veículos estacionados, já que eles podem abrir as portas sem ver o ciclista;
-    Mantenha uma velocidade compatível com a via e com o trânsito local;
-    Se não houver estrutura cicloviária, circule pela rua, andando no mesmo sentido dos outros veículos;
-    Não pedale na calçada, se necessário desça da bicicleta e empurre;
-    Respeite o sinal vermelho e não pare em cima a faixa de pedestre;
-    O pedestre tem sempre preferência;
-    Recomenda-se a utilização de capacete e demais acessórios para a segurança do pedestre.