Pular para o conteúdo principal

Museus municipais oferecem programação especial de férias para as crianças
Foto: Rafael Perpétuo

Museus municipais oferecem programação especial de férias para as crianças

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação especial voltada para o público infantil e juvenil, durante todo o mês de janeiro, nos cinco museus públicos municipais: Museu de Arte da Pampulha; Museu Casa Kubitschek; Museu Histórico Abílio Barreto; Museu da Imagem e do Som; e Museu da Moda de Belo Horizonte; e também na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Em destaque, estão oficinas lúdicas e criativas, brincadeiras de roda, desenho, produção de curta metragem de animação, aprendizado de técnicas circenses, entre outras ações. As exposições destes espaços culturais também estarão abertas à visitação. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa dos museus municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

Para Janaína Melo, diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, as oficinas de férias cumprem um papel importante de atrair cada vez mais as crianças e jovens para os museus. “Buscamos promover e valorizar a ocupação dos espaços culturais pelos pequenos. Os museus se preparam nas férias para criar espaços de experiências com as exposições, seus acervos e jardins envolvendo muita diversão, locais que favorecem o desenvolvimento, descobertas e a formação cultural das crianças”, completa.

 

A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promove o “Tardes Líquidas - Brincadeiras de Jardim”, com brincadeiras de roda, brincadeiras aquáticas, oficinas de desenho de plantas e atividades lúdicas que proporcionam uma vivência sensorial com a paisagem da Pampulha. A ação é voltada para crianças de até 10 anos e acontece nos dias 17, 24 e 31, das 14h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br. A atividade terá uma edição azul, sendo oferecida para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias, no dia 31.

 

O Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB promove nos dias 14 de janeiro e 4 de fevereiro, às 10h, a oficina “Malabarearte”, que irá colocar as crianças em contato com técnicas circenses como malabarismo, acrobacia de solo, equilíbrio de mãos, entre outras. A oficina visa também trabalhar a coordenação motora, equilíbrio, força, cumplicidade, confiança, controle do medo, socialização e percepção do tempo e do espaço. A atividade é voltada para crianças de 6 a 12 anos e as inscrições serão realizadas no museu, 30 minutos antes do início. Outra atração do MHAB será a oficina “Paisagens imaginárias em colagem”. Nela, as crianças são convidadas a inventar cenários, recordar paisagens vividas ou registrar o que veem no museu, criando colagens em papel. A atividade é voltada a crianças de 8 a 11 anos e acontece nos dias 20 e 27 de janeiro, às 10h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: educativomhab@pbh.gov.br.

 

O Museu Casa Kubitschek preparou uma oficina de Carimbaria Botânica, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer os jardins do Museu Casa Kubitschek por meio de carimbos de espécies botânicas e poderão realizar diversas composições, criando seus próprios jardins. A atividade acontece nos dias 19 e 20, às 15h, e no dia 21, às 10h, e é voltada ao público de 4 a 10 anos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: educativos.ck@pbh.gov.br.

 

O Museu da Moda de Belo Horizonte promove a oficina “Origami Fashion”, que utiliza a técnica milenar japonesa de dobradura. Os participantes serão convidados a criar, ornar e brincar com formas e cores, criando dobraduras que remetem ao universo da moda. A ação acontece no dia 19, às 14h. Também haverá uma “Oficina Mutirão de Crochê Inumeráveis”, que ensinará os pontos principais para confecção de estrelas de crochê que farão parte de um objeto têxtil em homenagem às vítimas da Covid-19. Essa atividade acontece todos os sábados de janeiro, às 14h, e é voltada para crianças com mais de 10 anos. O acesso às oficinas do Museu é livre, sem necessidade de inscrição.

 

No Museu da Imagem e do Som acontece a “Oficina de Storyboard e Criação de Roteiro”, que visa à futura produção de curta metragem de animação. Nos dias da oficina, 24 e 25 de janeiro, às 9h, haverá também uma visita mediada à exposição “Cinejornais em Belo Horizonte” e exibição do curta-metragem de animação “A Vida Secreta das Películas”, produzido pelo MIS BH, fruto de oficina realizada com crianças na Instituição. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: mis.fmc@pbh.gov.br. No dia será inaugurada as instalações do Espaço Educativo do MIS BH, reformulado com intervenções visando a acessibilidade e com novo painel, projetado pela servidora Soraia Nogueira a partir de referências do acervo sob a guarda da Instituição.  

 

O Museu de Arte da Pampulha promove o “Ateliê aberto no Jardim do MAP”. Crianças a partir de 4 anos são convidadas a participar de oficinas criativas baseadas nas obras em exposição permanente e no paisagismo do Museu. As atividades envolvem gestos artísticos de corte e dobraduras, desenho e pintura, presentes nas obras de Amilcar de Castro, Solange Pessoa, August Zamoyski, José Pedrosa, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. O Ateliê também vai experimentar o futebol a partir da obra “O bom cabrito não berra”, de Froiid, artista que integra a 8ª edição do Bolsa Pampulha. As atividades acontecem nos dias 26 e 27 de janeiro, às 15h, e no dia 28, às 10h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

Exposições seguem como opção

Os museus públicos municipais também possuem exposições abertas ao público geral. Na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design estão em exibição duas mostras. A exposição fotográfica “Seu Antônio” contém uma seleção de imagens captadas ao longo de nove anos por Antônio Lucindo, porteiro do espaço cultural, que revelam seu olhar particular sobre o local e seus acontecimentos. Já a mostra “Rostos da Pampulha” tem como proposta valorizar personagens que integraram a trajetória da região, como os primeiros moradores, gestores públicos, artistas e operários.

 

No Museu Casa Kubitschek, a Exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”, coloca em diálogo com a casa modernista bordados e protótipos de objetos de design inspirados no território Pampulha. No Museu Histórico Abílio Barreto estão em exibição a mostra “Complexa Cidade”, concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade em uma residência, e na área externa do museu a exposição “Coleção Transporte – Itinerários Derradeiros”, que apresenta veículos e maquinários que estabelecem relação direta entre o desenvolvimento do sistema de transporte e o processo de evolução urbana da capital mineira.

 

O Museu da Moda exibe as exposições “Saberes da Costura: do molde a roupa”, que reflete sobre os saberes das costuras a partir de uma imersão no Método de Corte Centesimal e “Alceu Penna - Inventando a Moda no Brasil”, sobre o trabalho de criação do mineiro Alceu Penna por meio de recorte da sua carreira de sucesso. Já no Museu da Imagem e do Som, é possível visitar a exposição “Cinejornais em Belo Horizonte”, um retrato dos diversos aspectos dos cinejornais mineiros - noticiários audiovisuais que eram exibidos nos cinemas entre as décadas de 1920 e 1980.

 

Serviço

Férias nos Museus – Programação Especial

Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design; Museu de Arte da Pampulha; Museu Casa Kubitschek; Museu Histórico Abílio Barreto; Museu da Imagem e do Som; e Museu da Moda de Belo Horizonte.

Confira a programação completa 

Atividades gratuitas