Pular para o conteúdo principal

Fachada do Museu Casa Kubitschek, durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Museus da Prefeitura de Belo Horizonte integram a 13ª Primavera dos Museus

criado em - atualizado em

Os museus da Prefeitura de Belo Horizonte (Museu da Moda, Casa do Baile, MIS Cine Santa Tereza, Casa Kubitschek, Museu da Imagem e do Som, Museu Histórico Abílio Barreto e o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado) participam, entre os dias 23 e 29 de setembro, da 13ª edição do Primavera dos Museus. O evento é organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus e terá como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. A programação dos museus da Fundação Municipal de Cultura é gratuita e pode ser consultada no site BH faz Cultura.

 

Um dos destaques da programação é a atividade “Slow Week – Semana de Moda, Ética e Sustentabilidade”, desenvolvida no Museu da Moda de Belo Horizonte. Trata-se de uma atividade com debates, oficinas e palestras com o objetivo de impulsionar propostas sustentáveis para transformar o cenário atual, dentro da perspectiva do consumo consciente. Voltada para todos os públicos, acontece de 24 a 27 de setembro, de terça a sexta-feira, das 18h às 21h.

 

No Museu da Imagem e do Som, localizado no bairro de Lourdes, o destaque é a exposição “TV Itacolomi: A Pioneira de Minas”, que traz um resgate d história da televisão em Minas Gerais, com fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora da capital mineira. A mostra fica disponível para visitação entre os dias 23 e 27 setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e às terças, das 9h às 21h.

 

Já o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, promove no dia 29 de setembro, das 9h às 18h, uma edição do “Festejos na Lagoa”, com o tema: “Primavera da Cultura Popular”, um dia repleto de atividades que exaltam a cultura afro-brasileira, com Sarau do Desjejum, 7º Garimpo Literário do Centro de Referência de Cultura Popular, Cavalo Marinho de BH, show de Elisa de Sena e “As Pandeiristas”, além de uma exposição de vestuários e peças típicas.

 

 

Primavera dos Museus

A 13ª Primavera dos Museus propõe fortalecer a relação públicos/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural. O tema permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

 

13ª Primavera dos Museus - Programação completa

 

  • Museu da Moda de Belo Horizonte - Rua da Bahia, 1.149 – Centro - mumo.fmc@pbh.gov.br / (31) 3277-9248

 De 24/9 a 29/9 – Terça-feira a sexta-feira das 9h às 21h; sábado e domingo das 10h às 14h      

Exposição – Torsos e Outros: Mostra de arte visual, da artista Zélia Mendonça, que visa unir os conceitos de reciclagem e ressignificação por meio de um trabalho memorialístico.

 

De 24/9 a 27/9 – Terça-feira a sexta-feira, das 18h às 21h

Slow Week- Semana de Moda, Ética e Sustentabilidade - Debates, oficinas e palestras serão apresentados com o objetivo de impulsionar propostas sustentáveis para transformar nosso cenário atual, dentro da perspectiva do consumo consciente.

Confira a programação completa na fanpage @MUMOBH

 

Dia 25/9 – Quarta-feira, às 15h

Roda de leitura - Leitura compartilhada do livro “Poemas da recordação e outros movimentos”, de Conceição Evaristo.

 

Dia 26/9 – Quinta-feira, às 17h

Bate papo “Como é ser mulher compositora em BH”, com Bárbara Barcellos.

 

Dia 27/9 - Sexta-feira, às 15h

Moda ao pé da orelha: Leitura das “orelhas” dos exemplares sobre moda, da biblioteca do MUMO, com o objetivo de despertar o interesse pelo conteúdo integral do livro.

 

Dias 26 e 27/9 - Quinta e sexta-feira, às 17h

Visitas mediadas: No contexto da Primavera dos Museus, o Museu da Moda convida os visitantes para conhecer seus vitrais e janelas de prospecção, visando uma interação com elementos da arquitetura do castelinho da rua da Bahia.

 

  • Casa do Baile - Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 - São Luís - cb.fmc@pbh.gov.br / (31) 3277-7443

 

Dia 27/9 - Sexta-feira

 Das 19h às 22h

Apresentação - Casa Adentro:  apresentação de mestres da capoeira, da cultura popular, com músicas de capoeira e do cancioneiro popular, dentro do Encontro Nacional de Capoeira.

 

Das 14h às 17h

Educativo - Formações na Pampulha – de perto e de dentro: mapeamento de vizinhança.

Oficina com o Coletivo Micrópolis.

Inscrições e agendamento: cb.fmc@pbh.gov.br

 

Dia 28/9 – Sábado

 Das 9h às 18h

Exposição - Casa Adentro: exposição de instrumentos utilizados nas manifestações culturais de matriz africana, dentro do Encontro Nacional de Capoeira.

 

Das 9h às 10h30

Oficina - Casa Adentro: oficinas abertas de samba, jongo, maculelê e capoeira, dentro do Encontro Nacional de Capoeira.

 

Das 11h às 12h

Oficina – Casa Adentro : aula aberta de capoeira com o grupo ABADA, dentro do Encontro Nacional de Capoeira.

 

Das 16h às 18h

Apresentação – Casa Adentro – samba de roda com as sambadeiras do projeto Kizomba, do Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, dentro do Encontro Nacional de Capoeira.

 

Museu da Imagem e do Som – Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza - cst-fmc@pbh.gov.br / (31) 3277-4699

 

Dia 24/9 – Terça-feira, às 19h30

Cine Diversidade – Sessão de cinema comentada.

 

Dia 25/9 – Quarta-feira, às 19h

Sessão de curtas - Conferência Superficcional (Mostra “Superficções”)

(Guerreiro do Divino Amor | Brasil | 2008 - 2019 | Realismo Fantástico | 55 min)

A conferência superficcional retrata toda a epopeia da construção do universo superficcional por Guerreiro do Divino Amor.

Classificação indicativa: livre.

 

De 26/9 a 29/9 - Quinta-feira a domingo, às 19h30

Mostra FLI 2019: Mostra de filmes da programação do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte.

 

Dia 28/9 – Sábado, às 19h

Cinema - O Animal Cordial

(Gabriela Amaral Almeida | Brasil | 2018 | Suspense /Terror | 98 min)

Classificação indicativa: 16 anos.

 

  • Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado - Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã - crcp.fmc@pbh.gov.br / (31) 3277-7420

Dias 22/9 e 29/9 – Domingos, das 10h às 11h30, na Praça do Sol

Oficina - Brinquedos e brincadeiras: Oficina de confecção de brinquedos, que oferece contato com o universo das brincadeiras populares.

 

Dia 22/9 – Domingo, na Tenda do Bosquinho

Das 10h às 12h

Apresentação: Festival Internacional de Corais-  Três grupos participantes do FIC 2019: “A Ponte”, “Grupo Merceditas” e “Coral Vozes do Vale do Paraopeba”.

 

Às 14h30

Sarau Libertário: Mostra que acontece desde o ano de 2015, em Belo Horizonte, produzido pela poeta e escritora Bruna Kalil Othero, com o objetivo de promover debates, palestras e conversas entre alunos, professores e convidados.

 

De 24/9 a 29/9 – Terça-feira a domingo

Das 9h às 17h

Exposição: Quilombos Urbanos e a Resistência Negra em Belo Horizonte – A exposição pretende salvaguardar, promover, valorizar e divulgar a história e cultura única dos três quilombos urbanos de Belo Horizonte (Manzo Ngunzo Kaiango, Luízes e Mangueiras).

 

Manhã e tarde

Ação educativa- Mediação Afro-Poética: Visita Mediada às exposições do espaço, a fim de estabelecer uma conexão entre elas e a história da Lagoa do Nado, valorizando a cultura popular na cidade e seu entorno.

Agendamento: 3277-7420

 

24/9 – Terça-feira, às 19h, na Varanda do Casarão

Sarau da Resistência “Serão de Contos”, Projeto aprovado no Fundo Municipal de Cultura BH, 2017-2018. Com a equipe: Aline Cântia, Chicó do Céu, Fernando Chagas e Tatiane Soares.

 

25/9 – Quarta-feira, das 14h às 17h, no Espaço do Fogão a Lenha

Roda de conversa – Conversa ao Pé do Fogão: com Sula Mavrudis, pesquisadora, defensora e detentora de saberes sobre a cultura, arte e prática tradicional do circo.

 

28/9 – Sábado – às 15h, na Biblioteca

Reunião pública – Fórum Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte.

 

29/9 – Domingo, das 9h às 18h- Festejos na Lagoa – Primavera da Cultura Popular! Sarau do Desjejum, 7º Garimpo Literário do CRCP, Cavalo Marinho de BH, Show Elisa de Sena e “As Pandeiristas” e exposições “Vestuários e Acessórios Afro-brasileiros”.

 

  • Museu Casa Kubitschek - avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Bandeirantes (Pampulha) - ck.fmc@pbh.gov.br/ (31) 3277-1586

 

Dia 19/9 – Quinta–feira, às 14h.

Ação Educativa - Caminhos Arquitetônicos – Caminhada cultural do Museu Casa Kubitschek até a Igreja de São Francisco de Assis, abordando questões relacionadas ao patrimônio, natureza, história, arte e dinâmica urbana.  Vagas: 20. Inscrições: cb.fmc@pbh.gov.br

 

Dia 28/9 – Sábado

10h - Ação Educativa - Visita mediada aos jardins: os participantes são convidados a percorrer os jardins do museu, explorando suas características botânicas, artísticas e históricas.

11h - Apresentação Artística - Contos de pássaros e outros seres viajantes - Neste espetáculo lítero-musical, Aline Cântia e Chicó do Céu, apresentam poemas, narrativas e canções de diferentes lugares em que os protagonistas são eles: os pássaros.

 

Dias 28 e 29 – Sábado e domingo, das 9h às 18h

Ação Educativa – Distribuição de mudas e sementes – oportunidade de levar para casa uma lembrança dos jardins do museu, que foram projetados por Burle Marx.

 

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte  - avenida Álvares Cabral, 560 – Lourdes - mis.fmc@pbh.gov.br/ (31) 3277-4131

 

De 23/9 a 27/9 – Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Terça-feira, das 9h às 21h.

Exposição – “TV Itacolomi: a Pioneira de Minas”: Em resgate à história da televisão em Minas Gerais, a exposição reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora da capital mineira.

 

Dia 24/9 – Terça-feira, às 19h30

Encontro – “A mulher na TV Itacolomi” – Roda de conversa com estrelas da TV Itacolomi abordando sua atuação nos programas da emissora e suas trajetórias como as primeiras mulheres a fazerem TV em Belo Horizonte.

 

Dia 25/9 – Quarta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Jogo – “Brincando na Itacolomi” - Com esta atividade, convidamos o público a participar de jogos como se estivesse em um programa de auditório da TV Itacolomi. Vagas: 25 Inscrições: até 24 de setembro de 2019 Agendamento: mis.fmc@pbh.gov.br

 

  • Museu Histórico Abílio Barreto - avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim - mhab.fmc@pbh.gov.br / (31) 3277-8573         

 

Dia 24/9 - Terça-feira, às 10h

De Museu Histórico de Belo Horizonte a Museu da Cidade

Como forma de apresentar a instituição aos seus diversos públicos, o MHAB inaugura uma sinalização interpretativa, no hall do edifício sede, revisitando sua trajetória.

 

Dia 26/9 - Quinta-feira, às 19h, e dia 27/9 - Sexta-feira, às 14h30

O Museu da Cidade: mediação especial

Proposta de reflexão sobre a prática museal: o que é musealizar um objeto? Como opera um museu histórico? Um museu pode falar somente de suas coleções? Um museu consegue falar da vida? Aqui buscamos exercitar leituras acerca da vida urbana partindo do acervo e da prática museal. 

Vagas: 30 Inscrições: educativomhab@pbh.gov.br

 

29/9 – Domingo, às 15h

Pic Lindy com o grupo de danças BeHoppers