Pular para o conteúdo principal

Setembro Amarelo: Programação Especial de Valorização da Vida
Arte: PBH

Movimenta PBH promove campanha Setembro Amarelo entre servidores

criado em - atualizado em

O programa da Prefeitura Movimenta PBH, em parceria com a Unimed-BH, percorrerá, até o dia 11 de outubro, diversos órgãos municipais para realizar entre os servidores desafios práticos relacionados à saúde mental e ao bem estar psicológico. A atividade integra a campanha nacional “Setembro Amarelo” para conscientização sobre a prevenção do suicídio. A ação teve início na quarta-feira, dia 18/9, no edifício Del Rey, onde estão lotados servidores das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, e da Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul. O cronograma com locais e datas dos desafios pode ser acessado neste link.

 

Segundo a gerente de Gestão do Desenvolvimento, Ligia Rache,  os eventos têm um caráter educativo e, também, lúdico. “Eles recebem orientações sobre a prevenção ao suicídio e participam de um jogo no qual podem ganhar sachês de chás naturais com propriedades ansiolíticas. Uma forma leve para fazer refletir sobre um assunto muito sério e ainda pouco falado. Com essa iniciativa, conseguimos agregar brincadeira com conscientização e, neste primeiro desafio, a empolgação dos servidores foi nítida”, destacou a gerente.

 

Para a professora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Solange Antunes, a iniciativa é muito interessante por ensinar a prática de hábitos saudáveis. “Aprendemos a ter consciência do momento emocional no qual vivemos. O que leva ao suicídio, à depressão? Temos que agir na causa e mudar nossos hábitos, praticando esporte, cuidando da alimentação, com menos produtos industrializados, para que não se chegue ao extremo, que seria a medicação. Há alternativas como a meditação, yoga ou o esporte que nos ajudam a prevenir o suicídio”, disse.

 

Renato Oliveira é enfermeiro do Centro de Saúde Oswaldo Cruz e participou da atividade. “Esse evento é muito importante para esclarecer a todos sobre a prevenção ao suicídio, cujas taxas têm sido muito altas. Este tipo de atividade nos revela que estamos mais próximos de características suicidas do que imaginamos. Podemos também orientar outras pessoas sobre o assunto. Além de ouvir algumas dicas, tive a oportunidade de ganhar um sachê no jogo. Muito bom”, contou Renato.

 

Segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde, publicada em setembro de 2018, a cada 40 segundos uma pessoa, residente de países ricos ou pobres, se suicida no mundo.