Pular para o conteúdo principal

MIS BH recebe 21ª Mostra Udigrudi Mundial de Animação - MUMIA 21
Curta Recipes Book

MIS BH recebe 21ª Mostra Udigrudi Mundial de Animação - MUMIA 21

criado em - atualizado em

Nesta quinta-feira (14), às 19h, o Museu da Imagem e do Som (MIS BH) vai receber a 21ª Mostra Udigrudi Mundial de Animação - MUMIA 21. As exibições da MUMIA 21 acontecerão no quintal do MIS BH, ao ar livre, projetadas na empena de um prédio vizinho. O evento é gratuito e tem classificação livre. Não é necessária a retirada de ingressos.

 

Serão exibidos os curtas-metragens “Lucineia” (2021), de Luah Garcia, “RAPdão” (2023), de Renan Inquérito e Arnaldo Antunes, “A Baleia Mágica” (2022), de Douglas Alves Ferreira, (OvO) (2018), de Mônica Moura, “Cantar con Sentido”, una biografia de Violeta Parra (2017), de Leonardo Beltrán, “Recipes Book” (2023), de Alexey Alexeev, “A Guerra Finita” (2022), de Simone Massi. 

 

Realizada desde 2003 em Belo Horizonte, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA é um evento consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil, integrando o calendário turístico de BH. A mostra MUMIA é o segundo maior evento dedicado ao cinema de animação do Brasil, e já levou filmes brasileiros para diversos países, como Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e Armênia.

 

Museu da Imagem e do Som (MIS BH)

 

O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH - tem a missão primordial de garantir o acesso aos acervos audiovisuais representativos da produção local, trabalhando na perspectiva de sua preservação, englobando a catalogação, tratamento, guarda, pesquisa e divulgação. A instituição conjuga suas atividades de conservação com projetos destinados ao acesso e difusão do acervo, como ações de educação patrimonial, pesquisas agendadas, mostras de filmes, exposições e oficinas de preservação fílmica. Além disso, o MIS BH concilia o trabalho direcionado para a memória audiovisual da cidade com um olhar voltado para o presente, desenvolvendo iniciativas de apoio às novas produções e de formação na área.

 

O MIS BH mantém mais de 90 mil itens em reservas climatizadas com monitoramento 24 horas. Possui equipe multidisciplinar formada por técnicos em artes visuais, conservação, sociologia e cinema, que fazem o tratamento de registros nas mais diferentes tipologias: cartazes, documentos, fotografias, filmes, gravações sonoras e objetos tridimensionais. A atuação do Museu da Imagem e do Som estende-se a outras etapas da cadeia do audiovisual, tais como o apoio a novas produções, exibição e formação. O MIS BH contribui para o aperfeiçoamento de profissionais ligados ao tratamento de acervos audiovisuais, oferecendo oficinas de preservação de filmes.

 

Visando à formação de público, oferece sessões comentadas de cinema, exibições ao ar livre, palestras e seminários. Essas iniciativas atendem às mais diferentes faixas etárias, do público infantil à terceira idade. Realizou, nos últimos anos, as mostras de longa duração “Cinejornais em Belo Horizonte” (2021/2022) e “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas” (2018/2019), que também itinerou por dezessete centros culturais da cidade, e exibe atualmente a exposição “Cinema: Coleções e Outras Sensações” (2023/2025).

 

Serviço

21º Mostra Udigrudi Mundial de Animação - MUMIA 21 | MIS BH

Data: quinta-feira (14), às 19h

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS BH) - Avenida Álvares Cabral, 560 - Lourdes

Entrada gratuita sem retirada de ingressos