Pular para o conteúdo principal

Jogdoras do time feminino Manchester exibem medalhas e taça do jogo contra o Bahia.
Foto: Divulgação PBH

Manchester derrota Bahia e conquista módulo Feminino Adulto da Copa Centenário

criado em - atualizado em
No duelo entre duas equipes da regional Venda Nova, o Manchester levou a melhor sobre o Bahia na decisão do Feminino Adulto da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima 2019, com vitória por 3 a 1 no domingo, dia 8 de setembro, no Estádio Mário Ferreira Guimarães, o Baleião. A competição é organizada e realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

Em uma cobrança de falta de longa distância, Fabiana abriu o placar para o Manchester aos oito minutos do primeiro tempo, contando com a falha da goleira xará Fabiana Evangelista. O Bahia foi ao ataque em busca da reação e era melhor na partida quando obteve o empate aos 28, por meio de Andrezza, em cobrança de pênalti.

 

Cautelosa, porém aguda nos poucos ataques, a equipe do Manchester iniciou bem o segundo tempo e voltou a ficar em vantagem logo aos seis minutos, com gol de Hanna Gabriela.

 

Desarticulado, o Bahia foi para o tudo ou nada e até teve volume de jogo ofensivo, mas falhava nos arremates e se mostrava vulnerável na defesa, sempre exposto aos contra-ataques. Já nos acréscimos, aos 49, o Manchester não perdoou e fez 3 a 1, decretando a vitória e garantindo o título, por meio de Ana Paula.

 

Campeão também em 2013, o Manchester fez uma campanha apenas regular na primeira fase, com duas vitórias (3x2 IX de Março e 1x0 Contagem), um empate (2x2 Pena de Ouro) e uma derrota (1x2 Prointer).

 

Nas quartas de final, a equipe goleou o Interlagos por 5 a 0, mas passou com dificuldades da semifinal, eliminando o carrasco Prointer na disputa por pênaltis (3x1), após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. O bicampeonato foi coroado com os 3 a 1 nesse domingo.

 

Embora tenha parado nas semifinais, o Prointer teve a goleira menos vazada da competição (Tatiane, com apenas um gol sofrido em quatro partidas), bem como a artilheira (Paulla Mirella, seis gols).

 

O módulo Feminino Adulto começou com 19 equipes distribuídas em seis chaves. Doze se classificaram para a segunda fase, com quatro grupos com três equipes, cada. Em seguida, a competição ficou eliminatória, com quartas de final, semifinal e a decisão.

 

 

Mais de cinco mil participantes

Um dos principais torneios amadores do Brasil, a Copa Centenário tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão social dos praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhoria na qualidade de vida da população.

 

Os jogos da Copa Centenário são realizados nos campos de várzea municipais de Belo Horizonte. A competição mobiliza em 2019 mais de 5.400 participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica, de quase 220 clubes distribuídos em oito módulos: Infantil, Juvenil, Adulto (A, B e C), Master e Feminino Adulto, além do Feminino Sub-17, criado pela Prefeitura em 2018.

 

Os campeões já definidos nesta temporada são o Itamarense (Infantil), São Bernardo (Juvenil), Tupinambás (Feminino Sub-17) e Manchester (Feminino Adulto). Os demais campeões (Master e Adulto Masculino A, B e C) serão definidos até novembro.