Pular para o conteúdo principal

Vista aérea da avenida Afonso Pena, com Parque Municipal Américo Renneé Gianneri à esquerda , cidade à direita e ao meio e Serra do Curral ao fundo.
Foto: Divulgação/PBH

Mais de 380 mil contribuintes pagaram o IPTU com desconto

criado em - atualizado em
Aproximadamente 383 mil contribuintes aproveitaram o desconto de 5% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) concedido pela Prefeitura de Belo Horizonte e efetuaram o pagamento do tributo até o dia 22 de janeiro. Deste total, 283 mil quitaram integralmente o valor lançado do IPTU 2018 e cerca de 100 mil optaram por pagar entre duas e dez parcelas. Quem ainda tem dúvidas sobre o valor do imposto tem até esta quinta-feira, dia 01/02, para procurar o atendimento presencial da Prefeitura.

No cadastro imobiliário da Secretaria Municipal de Fazenda estão registrados 811 mil contribuintes, sendo que 78 mil contam com isenção do pagamento de IPTU. De acordo com o auditor fiscal de tributos municipais da Secretaria Municipal de Fazenda, Omar Pinto Domingos, os contribuintes que não quitaram o imposto ou pagaram entre duas e dez parcelas receberão, a partir de fevereiro, a guia para o pagamento das parcelas faltantes, com vencimento no dia 15 de cada mês.

“Belo Horizonte é uma das poucas cidades que concedem desconto pelo pagamento de algumas parcelas (duas ou mais). A maioria dos municípios restringe o desconto à chamada ‘quota única’. Isso é um benefício ao cidadão que, mesmo não podendo quitar os tributos (IPTU e taxas), em janeiro, pode receber um desconto pelo valor que puder pagar, desde que, no mínimo, corresponda a duas parcelas”, explica o auditor fiscal.


 
Valor arrecadado

A Prefeitura de Belo Horizonte arrecadou, até o momento, R$ 673 milhões com o pagamento do IPTU pelos contribuintes da capital. Segundo o diretor de lançamentos e desonerações tributárias da Secretaria Municipal de Fazenda, Ervio de Almeida, este valor corresponde a 38% de todo o valor lançado pela PBH.

“Esse percentual é bem próximo do que tem sido verificado no período. Nos anos anteriores, a PBH arrecadou, em média, na data do vencimento do pagamento com desconto, aproximadamente 35% do valor total lançado”, disse.



Atendimento

O contribuinte que ainda tem dúvidas ou reclamações sobre o valor do imposto tem até esta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, para procurar o atendimento presencial, onde serão prestados os devidos esclarecimentos.


O atendimento acontece das 8h às 17h, em três pontos da capital: BH Resolve (rua dos Caetés, 342, Centro), Gerência de Arrecadação Regional Barreiro (avenida Sinfrônio Brochado, 587, Barreiro) e Gerência de Arrecadação Regional Venda Nova (rua Padre Pedro Pinto,1055, Venda Nova).