Pular para o conteúdo principal

Kalil participa da 20ª edição da Parada LGBT em BH

criado em - atualizado em
Cerca de 80 mil pessoas participaram  da Parada do Orgulho LGBT no domingo, 16 de julho. O evento também teve como destaque o ato política que pela primeira vez, em 20 anos, teve a presença de um prefeito da cidade. "Em quatro anos faremos a maior Parada do Orgulho LGBT do Brasil", afirmou Alexandre Kalil. 
 

Com o tema “Famílias e Direitos: nossa existência é singular, nossa resistência é plural”, a 20ª Parada do Orgulho LGBT de BH aconteceu no último domingo (16). O evento foi organizado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais – Cellos MG e correalizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur. De acordo com a estimativa da organização, mais de 80 mil pessoas estiveram presentes no centro da Capital. O Cellos MG afirma que esta foi a maior Parada já realizada no município.
 

O prefeito Alexandre Kalil abriu o ato político previsto para o palco fixo do evento. Dialogando com a multidão diversa que tomava a Praça da Estação, ele elogiou a militância LGBT de Belo Horizonte. “A Prefeitura de Belo Horizonte não só deve apoiar, como também deve agradecer vocês por esta festa. A nossa cidade voltou a ser alegre, pois vocês enfeitam Belo Horizonte. Todo ano estarei aqui, neste palco, apoiando a Parada LGBT”, assegurou. A presença de Alexandre Kalil foi histórica, pois nunca um prefeito do município havia subido ao palco do evento.
 

“Nós vamos defender e proteger a população LGBT. A Prefeitura de Belo Horizonte tem esta posição! Nos próximos 4 anos faremos as maiores paradas do Brasil”, disse o prefeito. Ainda no ato político, a organização do evento lembrou, ao lado do prefeito, que foi ele quem reabriu o Centro de Referência da População de LGBT, logo no início do seu mandato. A reabertura do equipamento social foi uma das promessas de campanha de Alexandre Kalil.
 

O vice-prefeito, Paulo Lamac, também celebrou a presença em massa da militância LGBT na atividade. “Estou super feliz e orgulhoso por fazer parte deste momento. O poder público e a administração municipal vêm reconhecer a legitimidade da causa LGBT!”, ressaltou Lamac.
 

 Maíra Colares, secretária de Políticas Sociais, também esteve presente na parada e destacou as ações que a PBH vem realizando para a população LGBT. “A prefeitura de Belo Horizonte, como o prefeito Alexandre Kalil afirmou, tem o compromisso de desenvolver políticas públicas de atendimento à população LGBT. Criamos a Coordenadoria dos Direitos da População de LGBT e novamente temos o Centro de Referência. Nós não admitiremos em nossa cidade qualquer forma de intolerância e violência contra o público LGBT.”
 

Os trios elétricos participantes seguiram da Praça da Estação até a Praça Raul Soares, com toda a infraestrutura necessária para a realização de uma marcha tranquila e de grande beleza. Atrações culturais e stands relacionados aos serviços públicos do município também marcaram presença na atividade.
 

Com o evento, a Prefeitura de Belo Horizonte inseriu a Parada LGBT no calendário oficial de eventos da cidade.