Pular para o conteúdo principal

Criança dá salta de skate no ar em pista no Parque Lagoa do Nado; ao fundo, plateia acompanha. Foto de edição do evento Skate Invasion em 2017.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Ícones da Califórnia são as atrações internacionais do 2º BH Skate Invasion

criado em - atualizado em
A havaiana Hunter Long e os californianos Eddie Elguera e Pat Ngoho são as atrações internacionais do 2º BH Skate Invasion, nos dias 23 e 24 de junho, no Parque Fazenda Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240, bairro Itapoã, região da Pampulha), em Belo Horizonte. O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Mais de 120 skatistas de dez estados e do exterior (Estados Unidos e Argentina) já estão inscritos para a competição, que mobiliza diferentes categorias – mirim, iniciante, amador, master, grand master, legend e grand legend – da modalidade Bowl e conta pontos para o circuito brasileiro da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). 
 
Já a categoria paraskate será disputada na modalidade Banks. Pelo menos nove paraskatistas têm inscrição confirmada, entre eles Felipe Nunes, com participações recentes em eventos no exterior, e o veterano Og de Souza, precursor da modalidade no Brasil.
 
Para oferecer mais conforto às pessoas com limitações motoras, o Parque Fazenda Lagoa do Nado foi recentemente contemplado com uma reforma para promover a acessibilidade na área de esportes. Em meados de maio, foi construída uma rampa no trajeto entre o portão de acesso e serviços do parque, localizado na avenida Dom Pedro I, em frente à estação do MOVE, até as quadras (poliesportiva, de peteca e de futebol) e pista de skate.  



Gringos 

Nas provas classificatórias de sábado, dia 23, e domingo, dia 24, os dois primeiros colocados de cada categoria garantem presença na final marcada para às 15 horas de domingo. A final será disputada entre duas equipes compostas por esses skatistas, uma comandada por Eddie Elguera e outra por Pat Ngoho. 
 
Aos 55 anos, o skatista norte-americano Eddie “El Gato” Elguera é considerado um ícone do esporte. Campeão mundial amador em 1979/80, ele é inventor de várias manobras, como a F/s Rock’n’Roll, F/s Invert, Slide to Fakie, Fakie Ollie e Elguerial.  
 
Compatriota de Elguera, Pat Ngoho, 54, é skatista e artista plástico, notório por ser um dos cofundadores do coletivo de arte “Love & Guts”. Já a também norte-americana Hunter Long, 23, é uma das inscritas na categoria feminino. O argentino Jorge Ladas vai competir na categoria Grand Master. 
 
O 2º BH Skate Invasion é organizado por um coletivo de skatistas formado por atletas da geração “old school”, como Alexandre Dota, Cleiber Binha, Márcio Oya e John Ulhoa, músico do grupo mineiro Pato Fu. 
 
Além de inserir Belo Horizonte nos circuitos nacional e internacional do skate, o evento tem o propósito de promover a inclusão social e a ocupação do espaço público pela população e pelos atletas. 
 
“Esse evento vem consolidar a vocação esportiva de Belo Horizonte para esportes radicais, fazendo da cidade uma referência nacional. Na edição deste ano temos uma maior participação feminina e a categoria paraskate como novidade. Trata-se de um evento idealizado pelo nosso querido e saudoso Bebeto de Freitas, que será homenageado postumamente por mais uma contribuição deixada para o esporte”, afirma o secretário da Smel, Elberto Furtado.   
 


DJ e food trucks

O 2º BH Skate Invasion contará com arquibancada para cerca de 400 pessoas, DJ e food trucks, além de escolinha de skate, oficina de grafite e banheiros químicos. Serão oferecidos serviços de limpeza, brigadistas, socorro médico e segurança.  

 

Programação 2º BH Skate Invasion

• Sábado, 23 de junho: 9h às 18h
• Domingo, 24 de junho: 9h às 17h

Formação dos times
- El Gato: 1º Mirim, 2º Iniciante, 1º Amador, 2º Master, 1º GMaster, 2º Leg, 1º GLeg, 2º Fem, 1º Para
- Ngoho: 2º Mirim, 1º Iniciante, 2º Amador, 1º Master, 2º GMaster, 1º Leg, 2º GLeg, 1º Fem, 2º Para