Pular para o conteúdo principal

Hospital Odilon Behrens é referência no cuidado materno-infantil e pediátrico
Divulgação/PBH

Hospital Odilon Behrens é referência no cuidado materno-infantil e pediátrico

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) conta com um serviço especializado para o atendimento a gestantes de alto risco e bebês prematuros, sendo referência para o atendimento a gestantes com doença falciforme de todo o estado. Mantém, ainda, um serviço pediátrico de excelência, tanto no atendimento às crianças quanto na capacitação de profissionais de toda a rede SUS-BH.

Somente em 2023, foram realizados 2.087 partos na maternidade do HOB, uma média de 174 por mês. Foram acolhidas, na Casa da Gestante, 130 mulheres, sendo 119 delas puérperas que estavam acompanhando o tratamento dos bebês nas unidades de internação. Na Unidade Neonatal foram atendidos 953 bebês. O Posto de Coleta de Leite Humano, que auxilia as mães internadas no processo de amamentação e acompanha a ordenha e doação para as crianças prematuras, realizou 4.162 atendimentos, uma média de 347 por mês. Foram 518 litros coletados das mães do neonatal e outros 267 litros para a doação. Esse leite, indispensável para a nutrição e recuperação dos prematuros, alimentou 772 bebês. 

Na pediatria, onde são atendidas crianças de 0 a 13 anos incompletos, foram realizados 34.697 atendimentos na porta de urgência e 4.474 internações. Para o atendimento às gestantes e recém-nascidos são ofertados 27 leitos de alojamento conjunto, destinados às mães com bebês que nasceram sem necessidade de cuidados adicionais. Na Unidade Neonatal são 40 leitos para o tratamento de bebês prematuros e daqueles que necessitam de cuidado especializado, sendo 20 deles de terapia intensiva e outros 20 de cuidados intermediários. 

Na pediatria são 73 leitos, sendo 36 de enfermaria, 10 de terapia intensiva e 27 no pronto-socorro pediátrico. Dos leitos da emergência, 10 têm estrutura de tratamento intensivo e são destinados a pacientes mais graves que aguardam transferência para um CTI. Em 2023, o HOB abriu mais 30 leitos pediátricos temporários para atender ao aumento da demanda no período de sazonalidade das doenças respiratórias infantis e de arboviroses, como dengue, zika e chicungunya, chegando ao total de 103 leitos. Neste ano foi reaberta a Enfermaria Pediátrica de Apoio à Sazonalidade (EPAPs), com mais 10 leitos de enfermaria, podendo ser ampliada para 20 leitos, caso necessário. 

Referência para gestantes com doença falciforme e urgências ginecológicas 

A maternidade do HOB oferece um serviço especializado para o atendimento a gestantes com doença falciforme. É a única maternidade da rede SUS-BH que tem esse serviço, sendo referência para pacientes de todo o estado, que são encaminhadas pelo Hemominas. Em 2023, foram acompanhadas 50 mulheres grávidas com doença falciforme. 

Gestantes com essa condição são pacientes graves. Elas têm grande risco de complicações e os bebês apresentam taxa mais elevada de prematuridade que a registrada na população em geral. Além disso, há mais casos de óbito materno nesse grupo da população. Para assisti-las de forma adequada, o HOB oferta um atendimento integral, desde o pré-natal. Cada paciente tem um plano terapêutico individualizado, definido em conjunto pela equipe da obstetrícia, hematologia, fisioterapia e cuidados de enfermagem. São feitos o agendamento e programação do parto, a reserva de sangue e todo o acompanhamento necessário durante e após a gestação. 

A importância desse trabalho foi reconhecida com o recebimento, por duas vezes, do Prêmio João Batista. A premiação, concedida pela Associação de Pessoas com Doenças Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas), contempla as entidades, serviços e pessoas que se dedicam a cuidar desses pacientes. 

O gerente da Linha de Cuidado da Mulher do HOB, Felipe Melo, ressalta a importância da maternidade do HOB para o atendimento às gestantes e mulheres da rede SUS-BH. “É uma maternidade 100% SUS e é um importante equipamento de saúde pública no atendimento à saúde da mulher e seus agravos, tanto do ponto de vista obstétrico quanto ginecológico. Somos referência em gravidez de alto risco, para gestantes portadoras de doença falciforme, em urgências ginecológicas, para o atendimento agudo de violência sexual na mulher e também somos o centro de referência para o aborto previsto em lei”, enumera. 

Melo destaca ainda as particularidades de a maternidade estar ligada a um hospital geral, o que possibilita o atendimento integral a casos mais complexos. “Eu tenho clínico, neurologista, ortopedista, cirurgião geral, urologista e cirurgia vascular. Eles dão um suporte muito grande nesses casos de urgência. Com isso, nós temos uma complexidade maior e uma resolutividade muito boa”, afirma. 

Unidade Neonatal

Bebês da Unidade Neonatal são pacientes de alta complexidade, que demandam muito conhecimento técnico e disponibilidade de recursos médicos e tecnológicos. Tudo isso, para que seja possível simular a vida intrauterina, mas fora do útero. E esse é um dos principais desafios para o neonatologista, segundo a coordenadora Flávia Cardoso Rodrigues, que fala com orgulho sobre como viu o crescimento da unidade ao longo dos anos. “Tínhamos um CTI neonatal com 10 leitos. Hoje temos um com 20. Na minha residência, o alojamento canguru era uma cadeira que a mãe ficava com o bebê na posição canguru. Hoje nós temos uma enfermaria com mais conforto para essas mães. Temos terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia 24 horas, além das 18 horas recomendadas pela RDC”, celebra. 

Destaca, ainda, como os investimentos em equipamentos e tecnologia permitiram ao hospital oferecer as melhores terapias, com grandes ganhos em qualidade de vida para as crianças que sobrevivem à prematuridade. São desde incubadoras que mantém os bebês aquecidos na mesma temperatura que vivenciaram no corpo materno, até cateteres menos invasivos e respiradores de alta tecnologia. “Temos dois respiradores que são de última geração e fazem ventilação de alta frequência. Bebês de 500 gramas têm a oportunidade de serem ventilados por esses ventiladores que fazem o que chamamos de ventilação gentil, porque ele lesa menos o pulmão. Nós temos em uma rede pública, o recurso de um setor privado de um país de primeiro mundo. E isso permite que esses bebês sobrevivam e tenham menos morbidade. Porque a nossa preocupação não é só a sobrevida, é viver com qualidade de vida”, ressalta.

Serviço pediátrico estratégico para a rede SUS-BH

A pediatria do HOB desempenha um papel estratégico na rede SUS-BH. É protagonista na grade de urgência pediátrica, sendo um dos dois hospitais com serviço de pediatria de porta aberta na rede pública de saúde do município. A unidade recebe pacientes de Belo Horizonte e da região metropolitana, tanto de demanda espontânea, quanto referenciados pela Central de Leitos da Secretaria Municipal de Saúde. 

Além disso, o serviço se destaca na área de ensino, oferecendo cinco programas de residências médica e multiprofissional. Em 2023, os pediatras do HOB conduziram um curso de capacitação em urgência pediátrica para profissionais da rede de urgência e atenção primária, reforçando o comprometimento com a formação de profissionais capacitados para atendimentos básicos e de alta complexidade. Foram cerca de 370 inscritos.

Durante a sazonalidade das doenças respiratórias infantis e aumento de casos de arboviroses, no primeiro semestre de 2023, a pediatria do HOB foi referência para o matriciamento dos atendimentos pediátricos das UPAs e centros de saúde de Belo Horizonte. Uma equipe do pronto-socorro pediátrico atuou, por meio de telemonitoramento, em conjunto com os médicos generalistas e pediatras das UPAs e centros de saúde, em casos graves que demandaram discussão clínica. 

A equipe do HOB atuou como suporte técnico aos profissionais dessas unidades no atendimento a pacientes de urgência e para os que evoluíram para a alta complexidade. O telemonitoramento funcionou 24 horas por dia e sete dias por semana. Pedro Messeder Caldeira Bretas, gerente da Linha de Cuidado da Criança do HOB, ressalta o comprometimento do serviço pediátrico do hospital com a assistência de qualidade em todo o município. 

“A atuação da pediatria vai além, desempenhando um papel vital na teleorientação para outros serviços de urgência na cidade. A presença de uma maternidade de alto risco, com Unidade Neonatal, evidencia o compromisso em oferecer cuidados completos e especializados às mães e recém-nascidos. Que essas oito décadas sejam um reflexo do comprometimento incessante do Hospital Odilon Behrens em fornecer atendimento pediátrico de qualidade, moldando vidas e promovendo a saúde infantil”, afirmou.