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Hospital Dr. Célio de Castro moderniza assistência aos pacientes
Foto: Divulgação PBH

Hospital Dr. Célio de Castro moderniza assistência aos pacientes

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), de gestão de Prefeitura de Belo Horizonte, segue modernizando os processos de trabalho para garantir a assistência aos pacientes. Agora, com os constantes aperfeiçoamentos, o aplicativo de Gestão Hospitalar, que foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da unidade, possibilita o monitoramento contínuo dos pacientes, inclusive dos sinais vitais, o que contribui para a identificação precoce de qualquer alteração no quadro clínico. Inicialmente, a ferramenta permitia verificar somente a taxa de ocupação dos leitos.

 

Antes da criação do aplicativo, a ocupação das vagas era disponibilizada aos gestores duas vezes ao dia, nos períodos da manhã e noite. Atualmente, os profissionais conseguem observar as movimentações praticamente em tempo real, já que é possível o acesso aos dados também pelo celular. Esse compartilhamento rápido de informações tem otimizado a rotatividade de leitos, qualificado os atendimentos e melhorado a assistência multidisciplinar ofertada pelas equipes. Com isso, as decisões clínicas têm sido feitas de forma mais ágil, garantindo o tratamento oportuno aos pacientes.

 

Recentemente, a médica e gerente da Linha de Cuidado ao Paciente Clínico, Marina Duarte, que é responsável pelos 240 leitos de enfermaria do HMDCC, passou por uma experiência que demonstra a importância da evolução do aplicativo. “Estava fora do Estado e a equipe precisou me acionar em função da urgência em relação à necessidade de uma intervenção cirúrgica em um paciente. Para discutir o caso com o especialista de plantão, precisava conhecer a história clínica do paciente. Pelo celular, acessei as evoluções médicas e consegui, mesmo de longe, propor e discutir com o cirurgião a solução terapêutica mais adequada para aquele caso”, contou.

 

Para a diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto, já é possível observar reflexos positivos nos indicadores internos, o que demonstra a preocupação do hospital em sempre colocar o paciente no centro do cuidado. “A evolução do aplicativo permitiu uma visão mais abrangente da operação hospitalar. Possibilitou a implementação de estratégias proativas, de todos os profissionais envolvidos no atendimento das necessidades dos pacientes, fortalecendo também a transdisciplinaridade do cuidado, com tomadas de decisões mais eficazes em tempo real, o que resulta em maior eficiência hospitalar”, explicou.

 

Um dos próximos passos é a criação de novas funcionalidades que possibilitem o acesso aos resultados laboratoriais de exames de imagens dos pacientes.