Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal participa de série de ações da Campanha Maio Amarelo
Foto: Divulgação/PBH

Guarda Municipal participa de série de ações da Campanha Maio Amarelo

criado em - atualizado em


A campanha Maio Amarelo, que aposta na conscientização como caminho para a redução dos acidentes de trânsito, buscando sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros para salvar vidas, terá uma série de atividades realizadas pela Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), ao longo do mês. As iniciativas se somam às ações promovidas pela BHTrans, sinalizando a importância do tema para a Prefeitura de Belo Horizonte.

A Praça Sete foi o palco de uma ação educativa desenvolvida por agentes da Guarda Municipal, em parceria com equipes do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), na tarde de terça-feira (9). Atividades lúdicas e interativas possibilitaram a transmissão de mensagens importantes para o público, como dicas de segurança para os pedestres, sobre a forma correta de embarque e desembarque de pessoas idosas em coletivos, das precauções a serem adotadas por ciclistas e motociclistas e também sobre os perigos decorrentes do uso do celular por condutores e pedestres, durante os deslocamentos pelas vias de trânsito.

Durante o evento, foram distribuídos panfletos educativos, tanto para motoristas, quanto para pedestres. Quem passou pelo local teve a chance até de “embarcar” em um veículo adaptado que simula as condições de condução de uma pessoa embriagada, ao assumir um volante. O objetivo foi sensibilizar e conscientizar a todos sobre os perigos de misturar álcool e direção. Os guardas municipais ressaltaram que um motorista bêbado coloca em risco não somente a própria vida, mas também dos passageiros que estiverem com ele, dos ocupantes de outros veículos, e também dos pedestres. 

A equipe da Inspetoria de Ações Preventivas (INAP) da Guarda Municipal levará o tema da Segurança no Trânsito também aos alunos das escolas da rede municipal da capital. Serão realizadas palestras sobre trânsito seguro, dando destaque para o risco que o uso de cerol ou da linha chilena para empinar papagaios representa para ciclistas, motociclistas e até para quem transita a pé pelas vias públicas.