Pular para o conteúdo principal

Fórum da Moda debate políticas para o setor em Belo HorizonteFórum da Moda debate políticas para o setor em Belo Horizonte
Ricardo Laf

Fórum da Moda debate políticas para o setor em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Garantir a participação da sociedade civil nas discussões de uma política cultural voltada para a moda em Belo Horizonte. Essa é uma das atribuições do Fórum Setorial da Moda e Vestuário de Belo Horizonte, criado pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte – COMUC. O próximo encontro acontece nesta quinta-feira (25), a partir das 18h30, no Museu da Moda de Belo Horizonte. O Fórum é uma instância de participação popular aberta a todos os interessados no setor da moda. A entrada é gratuita, limitada à capacidade do auditório do Museu.

Este primeiro encontro do ano marcará a retomada das reuniões do Fórum Setorial da Moda e Vestuário de Belo Horizonte e terá a participação e liderança de Silvia Fernandes, Conselheira titular e representante do setor da moda no COMUC. Inicialmente, serão estabelecidos um calendário de encontro e uma coordenação executiva dos trabalhos. Na pauta também está o início das discussões para a construção de um Plano Setorial da Moda.

Também estarão presentes Conselheiros de outros Fóruns setoriais e regionais em andamento para troca de experiências, assim como membros do Setor Público ligados ao próprio COMUC e à Secretaria Municipal de Cultura. A partir desta reunião, serão marcados encontros fixos mensais. A ideia é que o Fórum da Moda se firme como um canal de trocas entre o setor, a sociedade civil e o poder público.

Silvia Fernandes destaca que o Plano Setorial da Moda será uma ferramenta importante para que o segmento da moda consiga alcançar seus objetivos e metas, entre eles, integrar, pela primeira vez, o Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte. “Se do lado do setor irá nos ajudar a nos compreender estrategicamente em vários eixos de nossas necessidades estruturais e visão de onde queremos chegar, de outro, do lado governamental, um Plano Setorial da Moda instituído e aprovado irá nos possibilitar buscar a implementação de políticas públicas para a Moda que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo”, completa.

O Fórum Setorial da Moda e Vestuário de Belo Horizonte também tem como atribuição estabelecer diálogo com os atores e coletivos do setor, a fim de verificar os interesses comuns e específicos da área, e encaminhá-los ao poder público, além de estabelecer interlocução com o poder público sobre as ações culturais direcionadas à Moda e ao Vestuário, articulando-se junto ao Conselho Municipal de Política Cultural - COMUC.

Para Françoise Jean de Oliveira, diretora de Políticas Culturais e Participação Social, da Secretaria Municipal de Cultura, “a consolidação do Fórum da Moda vem demarcar, de uma vez por todas, o lugar da moda como um campo importantíssimo do fazer cultural. Afinal, o modo como nos vestimos, como nos apresentamos socialmente expressa nossa constituição identitária, nossas relações simbólicas, nossas práticas socioculturais e a forma como desejamos comunicá-las. Além disso, a moda tem um lugar de destaque na economia da cultura. Por tudo isso, é importantíssimo a existência de espaços nos quais os fazedores de moda possam se debruçar para discutir políticas públicas de cultura”.

A jornalista especializada em moda, Heloísa Aline, foi representante do setor da moda no COMUC (2018-2020) e atuou para a criação do Fórum da Moda. Para ela, “é de vital importância a sua reativação agora, já que, como o próprio nome diz, o Fórum é o local em que as demandas reprimidas do segmento são discutidas democraticamente e horizontalmente no âmbito das políticas públicas e levadas para os responsáveis por abraçá-las e executá-las”.

Serviço

Encontro do Fórum Setorial da Moda e Vestuário de Belo Horizonte

Data: quinta-feira (25), a partir das 18h30

Entrada gratuita | Sujeita a lotação do espaço

Local: Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149 - Centro)