Pular para o conteúdo principal

FIT BH 2024 abre inscrições para a seleção de artistas e grupos locais
Foto: Kika Antunes

FIT BH 2024 abre inscrições para a seleção de artistas e grupos locais

criado em - atualizado em

Considerado parte essencial da política pública de cultura do município, o Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte – FIT BH, em 2024, celebra 30 anos de história com o tema "Teatro: Patrimônio Cultural - Pontes de Memória", uma vez que este gênero das artes cênicas foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Belo Horizonte, pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, há 10 anos.

 

E para dar início a essas comemorações que simbolizam um mergulho profundo na memória cultural da cidade, a 16ª edição do FIT BH 2024, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon, lança, nesta quarta-feira(20), um chamamento público destinado exclusivamente para artistas, grupos, coletivos, pessoas físicas e jurídicas da capital mineira e Região Metropolitana. Os proponentes locais interessados em participar da programação do Festival deverão realizar as inscrições até 27 de março, em formulário disponível no Portal Belo Horizonte.

 

Além disso, no dia 25 de março, no Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia), às 19h, acontecerá uma reunião pública com o intuito de apresentar o conceito do FIT BH 2024 e sanar dúvidas do público referentes ao chamamento público que vai pré-selecionar atrações locais para compor a programação do Festival.

 

Previsto para ocorrer nos teatros, ruas e espaços alternativos da cidade entre os dias 20 e 30 de junho de 2024, a 16ª edição do FIT BH é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e faz parte do calendário oficial da capital mineira. O Festival é responsável por inserir Belo Horizonte na rota dos grandes encontros de grupos e artistas do nosso país, além de fomentar a rica e diversa cena local.

 

Temática e Curadoria

Com o tema "Teatro: Patrimônio Cultural - Pontes de Memória", o Festival volta ao passado para reviver o dia 14 de outubro de 2014, data em que o Teatro foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Belo Horizonte, pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município. Abordar o 16º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte - 30 Anos pelo viés patrimonial é construir pontes do teatro que sejam capazes de alcançar a própria memória da cidade, uma vez que Belo Horizonte é a única capital brasileira a reconhecer o Teatro como Patrimônio Cultural Imaterial.

 

No FIT BH 2024, a curadoria é composta por pessoas com formação multidisciplinar e habilidades diversas, capazes de selecionar e compartilhar conteúdos relevantes sobre o tema "Teatro: Patrimônio Cultural - Pontes de Memória”. Os curadores são: Assis Benevenuto, ator, diretor, dramaturgo, editor, pesquisador e doutorando em Estudos Literários; Soraya Martins, atriz, crítica teatral, curadora independente e pós-doutoranda em Literatura; e Tina Dias, atriz, performer, curadora, gestora cultural e professora.

Inscrições para o chamamento público

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas mediante o preenchimento completo do formulário e envio da documentação estabelecida no edital.

 

Pessoas físicas e jurídicas podem cadastrar uma proposta artística e/ou cultural. Já as cooperativas de artistas podem cadastrar até três propostas, desde que sejam de artistas distintos.

 

Por meio deste chamamento público, o FIT BH 2024 irá selecionar, no mínimo, oito espetáculos locais, com até duas apresentações cada. Serão aceitas propostas das áreas de teatro e performance.

 

As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: fitbh2024@institutoodeon.org.br até às 23h59 do dia 26 de março de 2024 (terça-feira).

Reunião Pública

Na segunda-feira (25), no Teatro Marília, às 19h, será realizada reunião pública com o intuito de apresentar o conceito do FIT BH 2024 para a população belo-horizontina, além de conversar com a comunidade artística local que deseja inscrever propostas para integrar a programação do Festival.

 

Participarão da reunião pública integrantes da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura, da Comissão Artística do festival (formada por membros do poder público e sociedade civil), da curadoria e do Instituto Odeon - Organização da Sociedade Civil parceira da Prefeitura de Belo Horizonte na realização do FIT BH 2024. Durante a Reunião Pública, também serão tiradas dúvidas referentes ao chamamento público.

Histórico do Festival

Realizado pela primeira vez em 1994, o FIT BH alcançou, desde a primeira edição, uma excelente recepção junto à população belo-horizontina, indo ao encontro da forte vocação da cidade para o Teatro de Grupo e a experimentação artística. Sua importância para o cenário cultural da cidade foi reconhecida e, em 31 de janeiro de 2008, por meio da Lei 9.517, o Festival foi instituído como evento oficial, passando a ser realizado bienalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

 

O Festival já trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 45 países, contemplando produções de todos os continentes. Consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, o FIT BH valoriza a difusão, a formação, a reflexão e o intercâmbio cultural. Além disso, o Festival integra as políticas públicas implementadas pela Prefeitura de Belo Horizonte que garantem o fomento e a fruição dos trabalhos artísticos, além de contribuir para impulsionar a reestruturação da economia da cultura da cidade.

 

Para o FIT BH 2024, a Prefeitura de Belo Horizonte terá como parceiro realizador o Instituto Odeon, selecionado por meio de chamamento público.

Serviços

Chamamento Público - Inscrições de Propostas Artísticas locais FIT BH 2024

Quando: De 20 a 27 de março, até às 23h59

Onde se inscrever: www.portalbelohorizonte.com.br/fit

Valor: Inscrição Gratuita

Reunião pública FIT BH 2024

Quando: segunda-feira (25), às 19h

Onde: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)

Valor: Entrada Gratuita