Pular para o conteúdo principal

Fiscalização da PBH no bairro Camargos recolhe seis ônibus com irregularidades
Adão de Souza/PBH

Fiscalização da PBH no bairro Camargos recolhe seis ônibus com irregularidades

criado em - atualizado em

Fiscalização realizada por equipes da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob) nesta segunda-feira (29) no bairro Camargos, região Oeste da capital, resultou no recolhimento de seis Autorizações de Tráfego (ATs). Foram vistoriados sete ônibus das linhas 4031 e 4033. A maioria dos problemas identificados está relacionada ao funcionamento do elevador e do freio de porta. No total, foram emitidas 16 autuações. Os ônibus recolhidos só poderão retornar após comprovarem, na vistoria, que os problemas foram solucionados.

Dentro da política de Tolerância Zero, anunciada pelo prefeito Fuad Noman na quinta-feira passada (25), as operações de fiscalização realizadas por equipes da Sumob, Guarda Municipal e BHTrans passam a ser realizadas quatro vezes por semana. O objetivo é vistoriar a condição dos ônibus, especialmente no que diz respeito a segurança dos passageiros e operadores. Nas ações realizadas entre julho e dezembro do ano passado foram feitas 2.466 operações de fiscalização, com 38.869 vistorias.

Em duas operações de fiscalização do transporte público realizadas na semana passada, foram vistoriados 15 ônibus e detectadas 46 irregularidades. Os fiscais expediram 43 autuações e três advertências, sendo recolhida oito autorizações de tráfego (AT).

Todos os ônibus que tiverem a AT recolhida ficam impedidos de circular nas ruas até que os problemas sejam reparados. Os veículos precisam passar por uma nova vistoria para receber o documento de volta. Nesse período, não será paga a remuneração complementar, que leva em conta a quilometragem percorrida pelo ônibus.