Pular para o conteúdo principal

Exposição Gari Fashion promove reflexão sobre limpeza urbana

criado em - atualizado em

Começa nesta terça-feira, dia 21, mais uma edição da exposição “Stilo Limpeza Urbana - Gari Fashion, uma alternativa criativa para se repensar o desperdício”. O evento ocorre no 2º piso do Boulevard Shopping (avenida dos Andradas, 3000, bairro Santa Efigênia). A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e conta com a parceria do Boulevard Shopping. O público poderá conferir a mostra gratuita até o dia 4 de dezembro.
 

A exposição busca despertar o interesse dos visitantes para diversas questões relacionadas à limpeza urbana, uma delas é o reaproveitamento de materiais que antes iriam para o lixo. Serão 23 looks assinados por estudantes de moda e duas estilistas. Essa produção pretende incentivar o debate sobre moda e sustentabilidade.
 

A estilista Jackeline Benfica, que participa da exposição com a criação do look “Fragmentos”, explica que a roupa, assim como o lixo, está carregada de informações, revelando preconceitos, valores e emoções do indivíduo. “Eu não sou o que descarto; eu sou a forma como descarto”, avalia.

 

Gari Fashion

As peças da coleção Gari Fashion são compostas por retalhos de tecidos variados, garrafas PET, telas de construção, banners, faixas de anúncios, tampinhas de garrafas, espelho quebrado, arames e folhas usadas de caderno, papel reciclado, madeira, saco de linhagem, câmara de ar de pneus, filtro usado de fazer café, lacres de latinhas, embalagens Tetra Pak, entre outros objetos.
 

As coleções, surpreendentes e modernas, mostram o dia a dia do gari, repensam o desperdício e apresentam soluções de reaproveitamento para aquilo que seria jogado fora.