Pular para o conteúdo principal

Estudantes da rede municipal trocam cartas em projeto sobre educação financeira
Foto: Divulgação/PBH

Estudantes da rede municipal trocam cartas em projeto sobre educação financeira

criado em - atualizado em

Os estudantes do 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) participam das trocas de cartas entre diferentes escolas. A ação faz parte do projeto de educação financeira “Sonhos, Estratégias, Realizações: Educação Financeira Cultura e Cidadania”. A proposta piloto está sendo realizada em cinco escolas da Rede Municipal (EMEI Planalto, EM Theomar de Castro Espíndola, EM José Maria Alkimim, EM Antônio Mourão e EM Dulce Maria Homem) e uma instituição federal convidada, o Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ibirité. 

Nas cartas, os alunos compartilham com pessoas de diferentes contextos e idades, alguma meta que desejam alcançar, um sonho para o futuro. A partir disso, os estudantes trocam ideias para viabilizar essas metas, seja através de organização financeira ou planejamento de vida. 

A ação permite potencializar, além do conteúdo, habilidades e competências previstas no currículo, o protagonismo dos estudantes no planejamento de projetos de vida e na busca da realização dos objetivos. 

Projeto “Sonhos, Estratégias, Realizações: Educação Financeira Cultura e Cidadania”

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as fundações internacionais Sésamo (Sesame Workshop) e a MetLife, realiza o projeto de educação financeira “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro”. 

O projeto distribui materiais para que os professores possam ajudar as crianças e as famílias a promover a saúde financeira, possibilitando que desafios econômicos sejam superados e metas financeiras alcançadas. O conteúdo do projeto possibilita o diálogo entre adultos e crianças sobre como planejar, economizar, doar, compartilhar e diferenciar o que é necessidade e desejo.