Pular para o conteúdo principal

Dois atores negros, homem e mulher, sem camiseta e com nariz de palhaço.
Foto: Divulgação/PBH

Espetáculo aborda a aceitação do negro no Teatro Marília

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) apresenta no Teatro Marília, dias 19 e 20 de fevereiro, segunda e terça, às 20h, o espetáculo “Xabisa”, com direção de Esio Magalhães. A peça apresenta estudos sobre a técnica de palhaço, com inspirações em cômicos negros e negras. A entrada é gratuita.

 

O espetáculo baseia-se no “gumboot”, uma dança tradicional do sul da África. Ela faz homenagem às cômicas negras e negros do mundo, além de trazer recortes étnicos raciais e de gênero. O conflito cênico se dá em uma caverna onde, individualmente, os personagens buscam uma pepita.

 

Essa busca pode ser por ouro ou ser um paralelo ao mito da caverna de Platão. Esta caverna pode ser a do filósofo ou as minas mineiras de ouro onde pretas e pretos trabalhavam em regime de escravidão. O acesso a uma vida confortável, dentro dos moldes do capitalismo, também nos faz acessar outros lugares de presença onde, algumas vezes, se enxerga os parceiros oriundos da mesma origem como inimigos.

 

“Não somos palhaços de formação, mas acreditamos que essa linguagem é um terreno fértil para refletirmos sobre outras formas de atuar dramas sociais cotidianos”, explica Michelle Sá, integrante do elenco e que assina a direção geral do projeto.

 

A diretora completa: “ser um elenco negro e poder somar minha vivência em coletivos de pesquisa feminista, colaborou para uma criação cênica que pretende desestabilizar as normas vigentes e trazer a importância de se pensar no rompimento de uma voz única com o objetivo de propiciar uma multiplicidade de vozes. Isto valorizando os encontros, a escuta, a possibilidade de construirmos juntos pequenas revoluções”, finaliza a diretora.

 

Xabisa

Classificação: Livre

Dias 19 e 20 de fevereiro | segunda e terça, às 20h

Teatro Marília

Avenida Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-6319