Pular para o conteúdo principal

Fachada do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi leva cultura à Pampulha

criado em - atualizado em
Localizado no bairro Alípio de Melo, na Pampulha, o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi (rua Leonil Prata, s/nº) é o primeiro complexo cultural de grande porte construído fora do perímetro da avenida do Contorno, em Belo Horizonte. Também é o primeiro teatro público construído depois de 60 anos na cidade e, mais do que um local de apresentação, tem se mostrado como um ambiente para a construção da cultura. 

 

O espaço é composto por duas áreas para apresentações artísticas: uma aberta, com capacidade para 1.800 espectadores, e um teatro interno, para 250 pessoas, que leva o nome de Teatro Raul Belém Machado.


O nome do local é uma homenagem ao imigrante japonês Yoshifumi Yagi, antigo morador do bairro Alípio de Melo, morto em 2009. O senhor Yagi protagonizou diversas iniciativas pela melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural da região e foi o idealizador desse novo polo cultural. Já o teatro interno recebeu o nome de Raul Belém Machado em homenagem ao premiado cenógrafo e professor, figura fundamental das artes cênicas em Minas Gerais.

 
Filho de Yoshifumi Yagi, Renato Rodrigues Yagi conta que seu pai tinha o sonho de que fosse construído um polo cultural ao alcance dos moradores de bairros distantes do centro da cidade. De acordo com ele, para proporcionar o contato cultural direto e constante, além de viabilizar o crescimento intelectual, a saúde e a valorização do ser humano. 


“Ter o nome de meu pai, que tanto se sacrificou pela implantação deste ímpar equipamento cultural, é absolutamente gratificante! Lutar pela implantação do Espaço Cênico foi a forma mais nobre que o senhor Yagi encontrou para agradecer ao país, à cidade e ao bairro que o acolheu. Para a comunidade artística, um novo palco; para as pessoas, lazer e saúde e para todos nós, cultura”, afirma Renato.


 
Fomento da cultura

Construído em uma área de 6.655,62 m², a obra foi uma conquista da comunidade por meio do Orçamento Participativo, sendo investidos R$3.038.518,66. Possui uma caixa cênica, foyer (hall de entrada próximo ao teatro para realização de vernissages e coquetéis), esplanada externa, área administrativa, dois camarins e estacionamento para funcionários e equipe de produção dos espetáculos. 


Oferece, ao longo do ano, atividades diversificadas que promovem a cultura e fomentam as diversas manifestações artísticas na região. Atualmente, conta com extensa grade de programação com apresentações de teatro adulto e infantil, óperas, danças, espetáculos musicais e de ilusionismo. O espaço é palco de festas tradicionais na região e oferece oficinas de dança e de instrumentos musicais,  e oficinas do programa Amigos da Cultura, além do Circo sob Lona, que é montado na esplanada externa com redondo máximo de 30 metros e capacidade para 300 pessoas.


Para Renato Yagi, a construção de um equipamento cultural deste porte é um feito notável e único no país: “O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi foi conquistado pela iniciativa popular, havendo apenas um caso similar no mundo, mais especificamente na França. É um presente da comunidade do bairro Alípio de Melo para toda Belo Horizonte”, afirma.


Gerente do equipamento, Robson Welington de Souza explica que, desde sua inauguração, o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi tem exercido um importante papel de espaço democrático para as diversas manifestações culturais. “Nossa programação busca corresponder aos anseios da população no sentido de promover uma pauta de eventos que prezem pela regionalidade e pela diversidade cultural, visando à fruição máxima dos seus frequentadores. Junto com a comunidade, construímos um programa de oficinas que abrange desde dança até artes marciais, oferecendo atividades de cunho sócio integrador.”


O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi está localizado à rua Leonil Prata, s/nº, no bairro Alípio de Melo. Os telefones para contato são 3277-6437 e 3246-0311.

Consulte a programação teatral no site BH faz Cultura.  

 

14/12/2017. BH em Cantos - Espaço Cênico no Bairro Alípio de Melo. Fotos: Divulgação/PBH