Pular para o conteúdo principal

Mais de vinte crianças ensaiam em coral com gorro de Natal.
Foto: Janete Ribeiro

Escola municipal de Venda Nova tem coral de alunos

criado em - atualizado em
Duas vezes por semana, 35 crianças entre 6 e 12 anos se reúnem para ensaio do coral Todos em uma só voz, formado pelos alunos do Programa Escola Integrada (PEI) da Escola Municipal José Maria Alkmim, localizada no bairro Serra Verde, em Venda Nova. O coral surgiu na oficina de música coordenada pelo estudante de Música da UFMG, Matheus Luna, que também é o regente do grupo. A oficina trabalha com participação espontânea e a aptidão vai sendo descoberta em contato com a música. 


Coordenadora do Programa Escola Integrada, Izildinha Machado explica que as atividades com a música têm alcançado resultados positivos com os alunos. “Fazemos questão de não discriminar nenhuma criança ou adolescente, todos podem participar do coral. O coral aumenta a autoestima dos alunos e amplia seus horizontes, tornando-os mais exigentes consigo mesmos. É muito gratificante fazer parte deste trabalho, pois vemos os resultados sempre positivos e as famílias nos apoiam, incentivando os filhos e comparecendo às apresentações.” 


O aluno João Pedro Rocha, de 10 anos, ficou muito entusiasmado quando entrou para o coral. “Comecei a cantar e gostei. Estou aqui há três anos e já me apresentei em quatro cantatas, foi muito bom.” 


O coral se apresentou na Cantata de Natal, como parte das comemorações dos 120 anos de Belo Horizonte, no dia 4 de dezembro. Já no dia 12, o grupo encantou os funcionários e a comunidade em uma apresentação na escadaria da Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova (rua Padre Pedro Pinto, 1055).  


José Henrique Lima, 6, reflete sobre sua participação na Cantata de Natal. “Foi muito bom, eu me senti ótimo, pois nós cantamos Dias Melhores, Beira-mar Novo, Cálice Bento, Estrela de Natal, Maria Maria, e ainda ganhamos um DVD de surpresa”, comemorou.

 

O Programa Escola Integrada da Escola Municipal José Maria Alkmim mantém oficinas de música, informática, esportes, artes marciais (jiu-jitsu e taekwondo), capoeira, dança e educação ambiental. Na oficina de música, os alunos têm aulas de canto coral, iniciação musical, violão, flauta doce e percussão. 

 

 

Dedicação reconhecida

Matheus Luna está no último período do curso de música popular na Escola de Música da UFMG e divide seu tempo entre o curso, as atividades na oficina de música no José Maria Alkmim e o trabalho como instrumentista. Luna toca violão de sete cordas e faz parte de um grupo de chorinho e outro de samba, com apresentações em vários locais. Individualmente, o estudante recebeu em Minas o prêmio Jovem Instrumentista 2017, acompanhado pelo grupo de chorinho. 


Matheus começou sua trajetória musical na Bahia. “A paixão pela música mineira me trouxe para Belo Horizonte, onde tive aulas com pessoas que eu admirava, como Juarez Moreira, o pianista norte-americano Cliff Korman, Wilson Lopes (guitarrista do Milton Nascimento), entre outros”, enumerou ele. 

 


26/12/2017. Coral Escola Municipal José Maria Alkimim. Fotos: JaneteRibeiro/PBH