Pular para o conteúdo principal

Equipes da PBH se capacitam sobre Normas Ambientais e Sociais do Banco Mundial
Foto: Divulgação/PBH

Equipes da PBH se capacitam sobre Normas Ambientais e Sociais do Banco Mundial

criado em - atualizado em

A busca pelo desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente são prioridades para a Prefeitura de Belo Horizonte. Nesse sentido, durante o mês de agosto, as equipes da SMOBI, SMPU/SUPLAN, URBEL, SUDECAP e SUMOB participaram de uma importante capacitação focada nas Normas Ambientais e Sociais do Banco Mundial.

O treinamento, realizado em parceria com especialistas sociais e ambientais do Banco Mundial, teve como objetivo aprofundar o entendimento das equipes da Prefeitura sobre as diretrizes estabelecidas pelo Banco Mundial para o Programa Mobilidade e Inclusão Urbana, financiado com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), através do Acordo de Empréstimo LOAN nº 9069-BR.

Durante as sessões de capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas em relação à avaliação de impacto ambiental, gestão de riscos sociais, proteção da biodiversidade e participação da comunidade local. Além disso, foram abordados temas relevantes como o engajamento de partes interessadas, bem como a promoção da transparência e comunicação ativa em projetos financiados pelo Banco Mundial.

O Secretário Adjunto de Obras e Infraestrutura, Rodrigo Matias, destacou a importância da capacitação: "Investir em conhecimento e alinhar nossas práticas com as normas internacionais é essencial para garantir que nossos projetos contribuam para o progresso da cidade de forma sustentável e consciente."

A Prefeitura de Belo Horizonte reafirma o seu compromisso em promover um desenvolvimento urbano que respeite o meio ambiente e atenda às necessidades da população. A capacitação sobre as Normas Ambientais e Sociais do Banco Mundial é mais um passo em direção a esse objetivo, capacitando as equipes municipais para a implementação de projetos de maneira ética, responsável e alinhada com os princípios de preservação ambiental e justiça social.

Essa iniciativa reflete o comprometimento da cidade em se tornar um exemplo de planejamento e execução de projetos que consideram não apenas o crescimento econômico, mas também o bem-estar das gerações presentes e futuras, bem como o respeito pelo meio ambiente que nos cerca.