Pular para o conteúdo principal

Encontro virtual tira dúvidas sobre 7ª Conferência Municipal de Cultura
Foto: PBH/ Arte

Encontro virtual tira dúvidas sobre 7ª Conferência Municipal de Cultura

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove na próxima segunda-feira (24) uma edição especial da Caravana da Cultura. O encontro ocorre de forma virtual, a partir das 18h30, e tem como objetivo apresentar ao público as diretrizes, além de explicar e tirar dúvidas sobre todas as etapas da 7ª Conferência Municipal de Cultura. Para o encontro não será necessário realizar inscrição prévia. O link de acesso à sala virtual será disponibilizado quinze minutos antes do início no Portal da PBH

 

Nesta reunião pública, a Comissão Organizadora da 7ª Conferência Municipal de Cultura irá apresentar as principais informações da edição, explicando o tema geral, “Democracia e Direito à Cultura”, alinhada à Conferência Nacional de Cultura. Também serão explicados como serão os encontros das Pré-Conferências Temáticas, que acontecem no mês de agosto e já estão com inscrições abertas. O público poderá tirar dúvidas sobre todo o processo de participação nestas pré-conferências, incluindo os debates, o envio de propostas e a eleição dos delegados para as plenárias finais da Conferência Municipal de Cultura.

 

Inscrições abertas para a 7ª Conferência Municipal de Cultura

 

Dando início ao processo de debate da 7ª Conferência Municipal de Cultura, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu inscrições para a realização das Pré-Conferências, compostas por 5 encontros temáticos nos quais a sociedade civil poderá debater com o poder público as ações e políticas públicas para a cultura, além de eleger os delegados que irão compor as plenárias finais da 7ª Conferência.

 

As inscrições para as Pré-Conferências podem ser feitas no Portal da PBH. O prazo se estende até a data de realização de cada um dos encontros temáticos, nos dias 9, 10, 17, 23 e 24 de agosto, sempre das 18h às 21h. Os encontros acontecem de forma on-line, por meio da plataforma a ser disponibilizada pela Secretaria Municipal de Cultura. Em cada dia será debatido um eixo temático diferente: Fomento, Economia da Cultura e Economia Criativa (dia 9); Fortalecimento Institucional e Participação Social (dia 10); Diversidade Cultural e Territórios (dia 17); Política das Artes (dia 23); e Identidade, Patrimônio e Memória (dia 24).  

 

O foco desta etapa é apontar propostas para a 7ª Conferência Municipal de Cultura e selecionar delegados e delegadas para os grupos de trabalho e também para as plenárias finais da Conferência, que ocorrem nos dias 16 e 17 de setembro. Podem participar das Pré-Conferências cidadãos e cidadãs de Belo Horizonte maiores de 16 anos. Durante a inscrição, o interessado poderá escolher quais encontros deseja participar, e o link de acesso às salas de debate será enviado, posteriormente, por e-mail. Ao todo, serão cinco encontros virtuais e a dinâmica será organizada pela equipe de mediação, iniciando com a explanação sobre a temática e a metodologia, seguida do debate entre participantes, a apresentação das propostas e a eleição dos delegados e delegadas. Os participantes terão a possibilidade de enviar novas proposições em até 3 dias após o encerramento da Pré-Conferência Temática na qual participaram. O envio será realizado através de formulário específico para cada eixo, encaminhado por e-mail.

 

7ª Conferência Municipal de Cultura

 

Alinhada à 4ª Conferência Nacional de Cultura, a 7ª Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte terá como tema geral “Democracia e Direito à Cultura” e abordará assuntos ligados às políticas culturais no âmbito do município de Belo Horizonte. O objetivo é discutir as diretrizes e os caminhos para o fortalecimento do campo cultural, garantindo os princípios de democratização e participação na construção da política cultural da cidade.

 

A 7ª Conferência Municipal de Cultura terá pela frente três importantes missões. A primeira será definir as metas que irão orientar as políticas culturais de Belo Horizonte para os anos de 2024 e 2025.  A segunda missão será a de propor diretrizes que vão nortear a elaboração do novo Plano Municipal de Cultura, que terá a vigência de 10 anos (2026-2035). O terceiro e último objetivo será o de encaminhar propostas para a Conferência Estadual de Cultura de Minas Gerais e para a Conferência Nacional de Cultura, e eleger delegados para a etapa estadual, ocasião na qual as políticas culturais para Minas Gerais e para o Brasil serão discutidas e construídas com toda a sociedade.

 

Serviço

Caravana da Cultura Especial - 7ª Conferência Municipal de Cultura

Reunião pública para apresentar as principais diretrizes e esclarecer dúvidas sobre todas as etapas da 7ª Conferência Municipal de Cultura

Data: dia 24 de julho, 18h30 - Caravana da Cultura Especial

Participação: Encontro virtual. O link de acesso à sala virtual será disponibilizado quinze minutos antes do início no Portal da PBH

 

 

7ª Conferência Municipal de Cultura

Pré-Conferência - Encontros Temáticos

Encontros realizados de maneira virtual. Aberto a participação de toda a sociedade.

●        Dia 9, das 18h às 21h: eixo 1 “Fomento, Economia da Cultura e Economia Criativa”

●        Dia 10, das 18h às 21h: eixo 2 “Fortalecimento Institucional e Participação Social” 

●        Dia 17, das 18h às 21h: eixo 3 “Diversidade Cultural e Territórios”

●        Dia 23, das 18h às 21h: eixo 4 “Política das Artes” 

●        Dia 24, das 18h às 21h: eixo 5 “Identidade, Patrimônio e Memória”

 

Plenárias Finais

Realizada em formato presencial, no Teatro Francisco Nunes. Nesta etapa participarão os delegados e delegadas eleitos nas Pré-Conferências temáticas.

Data: dias 16 e 17 de setembro

Informações e Inscrições: www.pbh.gov.br/conferenciamunicipaldecultura