Pular para o conteúdo principal

Dezembro tem aniversário do MAP e mais atrações culturais na Pampulha
Divulgação/PBH

Dezembro tem aniversário do MAP e mais atrações culturais na Pampulha

criado em - atualizado em

Inaugurado em 1957, o Museu de Arte da Pampulha sempre esteve atento às vanguardas dos movimentos artísticos locais, nacionais e internacionais e, mesmo fechado para restauro estrutural, segue a pleno vapor com uma agenda diversa de ações artísticas e educativas. Na celebração de seu aniversário de 66 anos, o espaço que integra o Conjunto Moderno da Pampulha preparou uma programação especial que respeita sua vocação de buscar perspectivas instigantes estimulantes e novas abordagens para provocar a reflexão e a produção da arte contemporânea.

Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.

Para Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, o aniversário do Museu de Arte da Pampulha marca um momento significativo para a cultura de Belo Horizonte. “Em seus 66 anos de história, o MAP continua a ser um farol inspirador, buscando novas perspectivas e abordagens para a produção da arte contemporânea na cidade. As ações comemorativas, integradas ao projeto Museus Pampulha e a parceria com a Casa Fiat de Cultura para realização da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” refletem nosso compromisso em fortalecer a cena cultural, promovendo exposições, atividades formativas e apresentações culturais", celebra.

Para Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, é uma honra apoiar o Museu de Arte da Pampulha na celebração de seu aniversário. “A programação diversificada, como a oficina de desenho ao ar livre e o encontro com Conceição Evaristo, reafirmam nosso comprometimento em oferecer experiências enriquecedoras à comunidade. A exposição 'ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura' também é um convite para a valorização das diversas expressões culturais que moldam nossa identidade”, destaca.

No dia 16 de dezembro, às 9h, o projeto Percursos Pampulha ganha uma edição especial para o aniversário com a oficina de desenho ao ar livre, com Márcio Diegues. A caminhada mediada pelo Educativo do Museu de Arte da Pampulha, que percorre dos jardins do MAP até a península onde seria construído o Grande Hotel da Pampulha, tem o objetivo de interpretar a paisagem da Pampulha. Assim como no trabalho do artista Márcio Diegues, em que são criados cadernos para diversos elementos da paisagem, os visitantes serão convidados a pesquisar na paisagem da orla da Pampulha os objetos que vão povoar suas composições. Informações e inscrições pelo e-mail  map.educativo@pbh.gov.br.

Um dos pontos altos da programação é o encontro com Conceição Evaristo, primeira convidada da série de conversas do “Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura” no dia 20 de dezembro (quarta-feira), às 19h30, na Casa Fiat de Cultura. O programa é realizado pelo setor de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha, com o objetivo de promover ciclos de palestras, workshops, mesas redondas e encontros com artistas e pesquisadores de forma a incentivar e instigar a reflexão e a produção artística em Belo Horizonte.

No âmbito da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, o “Diálogos MAP” convida personalidades homenageadas da mostra, abrindo os encontros com a presença de Conceição Evaristo, protagonista das lideranças culturais, artísticas e sociais da cena contemporânea brasileira.

“ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, com curadoria de Marcelo Campos e Priscila Freire, convida o público a participar dessa jornada rumo a novos caminhos para se pensar a arte brasileira e enaltece grandes pensadores decoloniais brasileiros em diferentes núcleos, que instigam reflexões sobre o passado, o presente e o futuro e convidam a ouvir as experiências dos aquilombados e aldeados e de quem tem o conhecimento sobre as plantas e ervas, sobre a medicina e a ciência, sobre a natureza e as florestas, para que o futuro possa ser ancestral.

Conceição Evaristo, uma das mais influentes personalidades artísticas do país na atualidade, é uma dessas presenças referenciais nos núcleos expositivos “Novos Bustos” e “O Menino que Vê o Presépio” da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”. Para participar do encontro com a escritora, é necessário se inscrever pela Sympla.

As comemorações do Aniversário do MAP também contam com uma série de ações voltadas à inclusão, entre elas a maquete tátil do seu edifício sede, um marco da arquitetura modernista, que está à disposição de todos os visitantes da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, ampliando o acesso a essa experiência artística e arquitetônica também a pessoas com deficiência visual. Reforçando ainda mais essa democratização para todos os públicos, o MAP e a Casa Fiat de Cultura lançam, ainda em dezembro, uma visita virtual mediada em libras da mostra, que ficará disponível nos canais do YouTube da Fundação Municipal de Cultura e da Casa Fiat de Cultura e no site do projeto Museus Pampulha. Mais informações sobre essas ações podem ser obtidas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

MCK enaltece Volpi

O Museu Casa Kubitschek realiza, no dia 16 de dezembro, às 10h, a atividade A Arte de Alfredo Volpi no MCK: oficina de elaboração de projeto de painel de azulejo.  Inspirado no painel de um dos mais importantes artistas modernistas, o pintor ítalo-brasileiro  Alfredo Volpi, localizado na varanda do Museu Casa Kubitschek, os participantes serão convidados a discutir a importância da azulejaria para a arquitetura modernista e elaborar um projeto para um painel de azulejo, utilizando materiais comuns como papéis, tintas e recortes. É necessário fazer inscrição prévia pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

Já no clima das festividades do fim de ano, o projeto Ateliê Pampulha Museu Casa Kubitschek realiza a oficina "Cartões de dona Juracy" - Edição Especial, no dia 23 de dezembro, às 10h. Nesta oficina em celebração ao Natal, os participantes terão a oportunidade de confeccionar cartões variados com a temática dos jardins do espaço, criados por Roberto Burle Marx. Esta atividade é inspirada nos cartões criados por dona Juracy Guerra, moradora por mais de 50 anos, da casa que abriga o Museu Casa Kubitschek. Esses cartões fazem parte da exposição “Trama: Processos educativos na Pampulha”. Informações e inscrições pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

Casa do Baile abre suas portas em visita mediada

A Casa do Baile convida o público para uma visita mediada, pelo projeto “Casa Adentro”, com duração média de 1 hora, na qual são apresentados aspectos da arquitetura, história e paisagismo do espaço, inseridos no contexto do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao término da visita, é realizada uma atividade, no formato ateliê, com propostas artísticas variadas. A ação educativa acontece no dia 16 de dezembro, às 10h e às 16h. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

___________________________________________________________________________

Mais informações:

www.portalbelohorizonte.com.br/museuspampulha

Museu Casa Kubitschek - ck.fmc@pbh.gov.br

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - cb.fmc@pbh.gov.br

Museu de Arte da Pampulha - map.fmc@pbh.gov.br