Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil capacita mais de 11,5 mil alunos da Rede Municipal de Educação

criado em - atualizado em
Educar para prevenir, adquirindo uma cultura de percepção de risco para criar uma Belo Horizonte mais resiliente. Com esse objetivo, o projeto “Defesa Civil nas Escolas” criado e desenvolvido pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte (SUPDEC) já capacitou mais de 11,5 mil alunos da Rede Municipal de Educação, tornando-os agentes mirins da Defesa Civil. As ações são desenvolvidas com apoio das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Saúde e Cultura, além da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Guarda Municipal, Superintendência de Desenvolvimento da Capital e Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).
 
O projeto Defesa Civil nas Escolas já esteve presente em 97 unidades da Rede Municipal de Educação. De 1º de janeiro de 2017 até 14 de agosto de 2018, foram realizas 268 atividades entre palestras, minicursos, oficinas e aulas em campo.
 
A capacitação dos agentes mirins contemplou temas que mostram a importância dos parceiros no Sistema Municipal de Defesa Civil e valorizou a percepção de risco de desastres naturais e tecnológicos. Além disso, os agentes mirins foram orientados a como se comportar e adotar as medidas de autoproteção e proteção comunitária.
 
“A missão do projeto é estimular ações educativas com foco na construção de uma cultura para o enfrentamento das ameaças e vulnerabilidades, considerando a realidade local e o contexto de risco em que cada escola está inserida, preparando estudantes e educadores para serem multiplicadores de boas práticas para consolidação de uma cidade resiliente. Isso é o que recomenda o Marco de Sendai da ONU para a Redução do Risco de Desastres,” conta Ademilton Araújo, gerente de Preparação para Emergências da Defesa Civil de Belo Horizonte.
 
As escolas municipais Santa Terezinha (Pampulha), Milton Campos (Venda Nova) e Governador Ozanam Coelho (Nordeste) são as próximas a receberem o projeto.
 

21/08/2018. Defesa Civil capacita mais de 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Fotos: PBH/Divulgação