Pular para o conteúdo principal

Secretário Elberto Furtado entrega a taça aos atletas Itamarense, campeão infantil.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Copa Centenário tem mais 2 campeões: Itamarense infantil e São Bernardo juvenil

criado em - atualizado em
Itamarense e São Bernardo são, respectivamente, os campeões infantil e juvenil da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima 2019, competição realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Em rodada dupla disputada no Campo do Baleião, no último sábado, dia 13 de julho, o Itamarense derrotou o Santa Lúcia por 2 a 1 na decisão e ficou com o título. Já a final entre São Bernardo e Campo Verde terminou empatada por 0 a 0 no tempo regulamentar e o título foi decidido em cobranças de pênaltis.

 

No jogo de abertura da rodada dupla, o Itamarense fez 1 a 0 aos nove minutos, com Darlan. Leonardo empatou para o Santa Lúcia aos três do segundo tempo, mas Jefferson assegurou a vitória por 2 a 1, aos 23 minutos. Além de campeão pelo Itamarense, Jefferson recebeu o troféu de artilheiro infantil, com dez gols marcados ao longo da competição. Nathan, também do Itamarense, recebeu o troféu de goleiro menos vazado, com três gols sofridos.

 

Na decisão do Juvenil, após o empate por 0 a 0, os times definiram o título por meio de pênaltis, com vitória por 4 a 2 do São Bernardo. O troféu de artilheiro ficou com Vinícius, do Saga, com nove gols. Rabicó, do Campo Verde, foi o goleiro menos vazado, com dois gols.

 

Os campeões e vices infantil e juvenil receberam troféus e medalhas da Prefeitura. Como premiação, os clubes ganharam ainda um jogo de uniforme, do primeiro ao terceiro colocado, cada, além de 36 bolas - distribuídas do primeiro ao décimo colocado, proporcionalmente à posição final. 

 

 

Adulto Feminino em andamento

Os jogos da Copa Centenário são realizados nos campos de várzea municipais de Belo Horizonte. A competição é disputada em oito módulos. Três deles já têm os campeões de 2019 definidos: Infantil (Itamarense), Juvenil (São Bernardo) e Feminino Sub-17 (Tupinambás).

 

O módulo Feminino Sub-17 foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2018, com o intuito de fomentar o futebol feminino na capital. Os outros cinco módulos da Copa Centenário são o Adulto (A, B e C), o Master e o Adulto Feminino. Este último já teve início, com a realização de duas rodadas. Os demais começam em agosto. 

 

Um dos principais torneios amadores do Brasil, a Copa Centenário tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão social de seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhoria na qualidade de vida da população.