Pular para o conteúdo principal

Comerciante vende mercadoria em novo box, conquistado através de sorteio da Prefeitura de Belo Horizonte.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Comerciantes comemoram a nova fase de trabalho em shoppings

criado em - atualizado em

Os comerciantes, que antes atuavam como camelôs nas ruas do Hipercentro de BH, experimentam uma nova realidade fora das ruas. Acomodados nos shoppings Uai, no Centro, e O Ponto, em Venda Nova, muitos trabalhadores relatam estarem satisfeitos com as oportunidades oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Há uma semana no Shopping Uai, no Centro, Vânia Alves dos Santos vende luvas, bonés e meias e disse que está muito feliz com a nova fase. “A minha expectativa é a melhor possível, pois quero ampliar as minhas vendas e oferecer outros produtos”, comemora.
 

Quem também aprovou a iniciativa do Município de ofertar vagas aos camelôs em shoppings populares foi Regiana Ardina Caldeira. “Aqui temos conforto e tranquilidade", comentou.  André Luis Antunes atuava nas ruas do Hipercentro há 15 anos e também acredita que trabalhar no shopping traz mais segurança. “Estou aqui há apenas cinco dias e acredito que as vendas irão melhorar”, disse.
 

O edital que credenciou os dois shoppings populares para ofertar 1.134 vagas temporárias faz parte do Plano de Ação do Hipercentro, que prevê a oferta de oportunidades para qualificação profissional dos camelôs e inserção no mercado formal de trabalho. A Prefeitura prorrogou para o dia 25 deste mês o prazo para os camelôs que foram sorteados manifestarem interesse em obter uma vaga nos shoppings Uai Centro e Uai O Ponto, em Venda Nova.



O atendimento para assinar o termo de ingresso (documento que confirma o interesse pela vaga) está sendo realizado apenas no Shopping Uai Centro (Rua Saturnino de Brito, 17 – Centro), das 9h às 17h. O candidato contemplado no sorteio deve portar documento de identidade oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

 

Oportunidades em feiras livres

 

 A Prefeitura publicou na terça-feira, dia 18, no Diário Oficial do Município, edital de licenciamento para ofertar 105 vagas em feiras livres em diversas regiões da cidade.  As oportunidades são exclusivas para os camelôs que foram cadastrados pela PBH. Os interessados têm até o dia 31 deste mês para protocolar documentação na Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Smasan), que fica Rua dos Tupis, 149, 3º andar, Centro. Poderão ser comercializados frutas, legumes, verduras, ovos, biscoitos, temperos, flores e plantas.
 

O camelô interessado poderá se candidatar a duas vagas, desde que em dias diferentes da semana. Os documentos necessários são: cópias autenticadas de documento de identidade, do CPF, do comprovante de endereço, da Certidão de Quitação Plena emitida pela Fazenda Municipal de Belo Horizonte e da declaração no modelo constante do Anexo III do Edital. A autenticação dos documentos mencionados acima poderá ser feita por cartório ou por servidor público municipal. Para tanto, basta que o interessado compareça à Rua dos Tupis, 149, 3º andar, Centro, munido do documento original e da cópia.
 

A abertura dos envelopes contendo a documentação dos camelôs interessados será realizada no dia 03 de agosto, às 9h30, no auditório da Smasan, que fica na Rua dos Tupis, 149, 2º andar, Centro. As dúvidas poderão ser retiradas por meio dos telefones 3277-4390 e 3277-4746 ou através de Consulta Formal por escrito, em até dois dias antes da data fixada para entrega dos envelopes.