Pular para o conteúdo principal

Começaram as atividades do Programa Superar em 2018

criado em - atualizado em
As aulas de 14 modalidades esportivas do Programa Superar, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer,  tiveram início nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Cerca de 700 alunos estão matriculados nas atividades realizadas no Centro de Referência Esportiva Para Pessoa com Deficiência (avenida Nossa Senhora de Fátima 2.228, no bairro Carlos Prates), região Noroeste, e na Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, (Rua Clóvis Cyrilo Lomoge, 141, no bairro Havaí), região Oeste.

Das 8h às 22h, são realizadas aulas nas modalidades de atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e percussão. Entre os frequentadores, o destaque é para a judoca deficiente visual Deane Silva de Almeida, de 35 anos, que conquistou medalha de prata na Paralimpíada de Pequim, em 2008, entre outros feitos.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior, o objetivo do programa é promover a inclusão social por meio do esporte. Ele lembra que neste ano será ampliado o novo núcleo do Superar na Escola Municipal Frei Leopoldo. 
 
O programa atende cerca de 700 alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, com autismo e múltipla. As atividades são realizadas em dois núcleos de atendimento, no Centro de Referência Esportiva para Pessoas com Deficiência, que conta com duas piscinas, ginásio poliesportivo coberto e espaço multiuso para prática de tênis de mesa, dança e judô. Além disso, a escola vai passar por adequações e obra de ampliação.

Um dos requisitos para ingressar no Superar é ter idade superior a seis anos, além de apresentação de laudo de deficiência e a existência de vagas. Os contatos para o programa são pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones  (31) 3277- 4546/ 7681.