Pular para o conteúdo principal

Coleta seletiva no Arraial de Belô recolhe quase uma tonelada de recicláveis
Foto: Divulgação

Coleta seletiva no Arraial recolhe quase uma tonelada de recicláveis

criado em - atualizado em

Nos três finais de semana do Arraial de Belo Horizonte foram coletados quase uma tonelada de resíduos recicláveis, segundo balanço da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Dois contêineres especialmente disponibilizados na Praça da Estação para o descarte de vidro receberam 300 quilos, 209 quilos de latinhas, 263,55 quilos de plástico (copos e garrafas PET), e 122,42 quilos de papel (embalagens Tetra Pak e papelão). Todo o material foi destinado a cooperativas de catadores. 

A SLU disponibilizou 44 garis em cada uma das sete noites do evento. A jornada dos garis começava bem antes da festa, às 6h da manhã, e se estendia até às 4h40 da madrugada seguinte. Em três turnos de trabalho, eles recolheram 174,65 toneladas de lixo, sendo que boa parte desse total foi acondicionada em 19.273 sacos de lixo. 

Outra turma importante na limpeza foi a responsável pela lavação da Praça da Estação e ruas adjacentes, que contou com cinco caminhões-pipa, com três garis em cada. Eles trabalharam em esquema de revezamento pela manhã, tarde e noite, ao longo de todos os dias de evento. Essa limpeza consumiu 560 quilos de sabão em pó, 530 litros de água sanitária e 470 mil litros de água. 

“Todo o trabalho da SLU demandou muita dedicação e planejamento, para que tudo funcionasse de acordo com a grandeza do evento, oferecendo à população e aos turistas limpeza e conforto”, destacou a chefe do Departamento de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende.