Pular para o conteúdo principal

“Circuito de Férias nos Centros Culturais” traz série de atrações gratuitas para o público infantil em janeiro
Foto: Divulgação/PBH

“Circuito de Férias nos Centros Culturais” traz série de atrações gratuitas

criado em - atualizado em

Janeiro chegou e, com ele, vêm também as férias escolares, aguardado momento de descanso da criançada. Pensando em oferecer opções de lazer, cultura e arte para o público infantil e toda a família, o Circuito Municipal de Cultura, em parceria com os centros culturais municipais, oferece programação especial, ampliando e fortalecendo a oferta de atrações por esses espaços. Entre os dias 13 e 28 de janeiro, o “Circuito de Férias nos Centros Culturais” promove uma série de atrações gratuitas que acontecem em nove Centros Culturais de Belo Horizonte. As atividades incluem teatro, circo e música, além de oficinas, brincadeiras e contação de histórias. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Instituto Odeon. As demais ações ofertadas pelos Centros Culturais podem ser acessadas no Portal PBH ou nas páginas dos Centros Culturais no Instagram.

A programação começa na sexta-feira (13) com o espetáculo teatral “Menineça Sabi: Sabor da Infância”, do grupo Makambas Brincantes. A apresentação acontece às 15h, no Centro Cultural Zilah Spósito, e tem como pilares a palhaçaria, a cantoria, as brincadeiras e a contação de histórias. Como sugere o nome do projeto - makamba, palavra de origem bantu que significa plural de amigo - a ideia é misturar crianças de todas as idades, criando um ambiente plural onde todos convivam com a diferença e possam ser amigos. 

No sábado (14), às 10h, o Centro Cultural São Bernardo recebe o espetáculo “Palhaço Arco Íris e os Protetores da Floresta”, que envolve o público com brincadeiras, músicas autorais e cantigas populares, relembrando a história do Folclore Brasileiro. Lúdico, o espetáculo é criado a partir da filosofia do nariz vermelho, visando perpetuar as tradições da infância, encantando crianças, adultos e idosos. Também no sábado (14), às 10h, o Centro Cultural Usina da Cultura sedia outra atração: o espetáculo da Banda de Palhaços Nariz de Brinquedo. Com outra sessão no sábado (21), nos mesmos horário e local, a apresentação traz para a cena músicas infantis, jogos e brincadeiras que envolvem a plateia com interatividade e participação ativa no show, desenvolvendo um repertório diversificado de músicas autorais e do universo infantil. 

A primeira atividade formativa do “Circuito de Férias nos Centros Culturais” acontece de terça-feira (17) a sábado (21), sempre das 15h às 17h, no Centro Cultural Vila Marçola. Trata-se da “Oficina de Colagem”, que será ministrada pela designer e artista visual Carollina Dupin. A ideia é explorar a técnica trabalhando composições com a temática da rua, a partir da sobreposição de elementos. Tendo a rua como ponto de partida para reflexões sobre espaço, pertencimento, acolhimento e reconhecimento, serão construídas peças gráficas que dialoguem com técnicas de composição e sobreposição.

A programação continua com o projeto “Brincamundo: Brincadeiras Brasileiras”, na quarta-feira (25), às 15h, no Centro Cultural Bairro das Indústrias. A proposta é valorizar a cultura brasileira, trazendo, de forma lúdica, conhecimentos sobre a cultura popular de várias regiões do Brasil. As oficinas são ministradas pela arte educador e mestre da cultura popular Marcos Rhossard, pela artista plástica Gisele Moura, e também pela filha do casal, Surya Moura, que cresceu na brincadeira. O projeto trabalha com oficinas de brincadeiras da cultura popular brasileira como a ciranda e o frevo pernambucanos, o cacuriá, caroço e bumba-meu-boi do Maranhão, o batuque do norte de Minas, o samba-de-roda baiano, o calango mineiro e outras brincadeiras. São 20 vagas, para crianças entre quatro e 14 anos. 

Na sexta-feira (27), às 16h30, é a vez da arte circense ocupar o Centro Cultural Zilah Spósito, com o espetáculo “Circo Resistência”. Na apresentação, o palhaço Bilú e o amigo Curisco, um boneco elefante, propõem uma reflexão sobre velhos hábitos de consumo e a necessidade de adotar a coleta seletiva de resíduos. Misturando circo tradicional e manipulação de bonecos, o espetáculo narra as aventuras de Bilú, que trabalha com sua carroça recolhendo resíduos e contribuindo com hábitos conscientes de consumo e descarte. Na companhia do amigo Curisco, o palhaço tenta desempenhar várias funções ao mesmo tempo, sofrendo uma divertida sobrecarga de trabalho.

Quem rouba a cena no sábado (28) são as máscaras e a improvisação teatral, que dão o tom do espetáculo “Patuscada”, que acontece no Centro Cultural Urucuia, às 10h. Criado pelos artistas cênicos Rafael Protzner e Mariana Lima Muniz, o espetáculo desdobra-se em um encontro festivo e divertido com o público, em que o ator improvisa cenas vestindo diferentes máscaras de personagens desenvolvidos a partir do teatro balinês, o Topeng. As cenas se apoiam na dramaturgia da improvisação, assim como a iluminação e a trilha sonora, fazendo com que cada apresentação seja única e construída junto ao espectador.

O último dia da programação do “Circuito de Férias nos Centros Culturais” conta, ainda, com outras quatro atrações. Às 11h, no Centro Cultural Vila Fátima, acontece a atividade “Brinca Natureza: Oficina e Vivência”, do projeto “Na pracinha brinca”. A oficina-vivência é um convite para que as crianças explorem, ao brincar, a imaginação a partir de elementos naturais. Galhos, folhas, flores e suportes artesanais se transformam em bonecos gravetos, varinhas mágicas, casinhas e outros diversos brinquedos criados pelas crianças. Serão 30 vagas, para crianças acompanhadas por adultos. 

Também às 11h, no Centro Cultural Venda Nova, será apresentado o espetáculo teatral “As Aventuras de Matias”, do Grupo Girino. A partir da poesia do teatro de bonecos, a peça aborda o universo criativo das infâncias nos momentos de tomar banho, narrando a história de Matias - garoto que transforma sua banheira em uma grande aventura. Cercado por personagens misteriosos, ele terá que descobrir os segredos do fundo do mar numa jornada divertida e musical, que constrói um mundo cheio de fantasia.

Já às 14h de sábado (28), no Centro Cultural Vila Santa Rita, acontece a atividade “Boi do Além - Oficina de Confecção de boizinhos com materiais recicláveis”. Ministrada pelo artista plástico Sandro Medeiros, a oficina ensina os participantes a confeccionarem o boizinho e o instrumento maracá utilizando material reaproveitado, unindo cultura popular, conscientização ambiental e entretenimento. Ao final da atividade, os participantes poderão participar da apresentação musical da banda Boi do Além, tendo contato, assim, com ritmos tradicionais da cultura popular, canções consagradas da música brasileira e composições próprias. Serão oferecidas 30 vagas.

Outra atividade formativa fecha a programação especial de férias no sábado, às 15h, no Centro Cultural São Bernardo. Trata-se da oficina “Colagens e Histórias”, realizada pela designer e escritora Michelle Pereira. A iniciativa visa convidar os participantes a criarem colagens manuais e escreverem pequenos contos sobre os trabalhos desenvolvidos. As colagens serão feitas por meio de recortes de jornais e revistas e as histórias, e os registros do processo e resultados da oficina serão reunidos em um livro digital, que será disponibilizado gratuitamente. O objetivo da oficina é promover um encontro com o lúdico durante “o recortar e o colar”, além estimular a criatividade e o trabalho colaborativo. Serão oferecidas 15 vagas para crianças com 12 anos ou mais.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Serviço | Circuito Municipal De Cultura

Circuito de Férias nos Centros Culturais


Quando. De 13 a 28 de janeiro de 2023

Onde. Nos Centros Culturais: Zilah Spósito, São Bernardo, Usina de Cultura, Vila Marçola, Bairro das Indústrias, Urucuia, Vila Fátima, Venda Nova e Vila Santa Rita

Quanto. Atividades gratuitas e abertas ao público

Mais. Confira a programação completa