Pular para o conteúdo principal

Centros de saúde serão abertos no fim de semana para atender casos de dengue
Foto: Aline Resende/PBH

Centros de saúde serão abertos no fim de semana para atender casos de dengue

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abrirá, neste sábado (27) e domingo (28), cinco centros de saúde para garantir atendimento médico às pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), Vera Cruz (Leste), Aarão Reis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão de 7h às 19h, com oferta de atendimento para aqueles que apresentarem febre, dores no corpo ou dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

 

A Secretaria Municipal de Saúde mantém o acompanhamento diário da situação epidemiológica da cidade e essas cinco regionais foram estrategicamente definidas já que, no momento, apresentam maior procura por atendimento. Para se ter uma ideia, de 1º a 23 de janeiro, mais de 400 pessoas buscaram cuidados médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Barreiro e Venda Nova com suspeita de dengue ou outras arboviroses. No início de dezembro de 2023, a procura por assistência nesses dois locais não excedeu 50 atendimentos. Cabe esclarecer que também foram observados outros critérios para a decisão, como a positividade de casos nessas regiões.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, as pessoas que apresentarem os sintomas de dengue ou alguma das outras arboviroses devem buscar atendimento. “Os centros de saúde são a porta de entrada para os serviços da rede SUS-BH. A orientação é que a população busque, preferencialmente, esses locais. Por isso, abriremos cinco unidades para atuar como retaguarda das UPAs e garantir a assistência aos usuários durante o fim de semana. A depender do cenário epidemiológico, podemos prontamente adotar novas medidas e ampliar os locais de atendimento”, reforça o secretário.

 

Nos centros de saúde os profissionais avaliam individualmente cada caso e iniciam o cuidado necessário. Todos os pacientes são classificados e é feita coleta para exames de diagnóstico. Enquanto aguardam atendimento, os usuários recebem soro para reidratação oral. Há também a entrega de um cartão de acompanhamento, que deve ser apresentado em todas as consultas de retorno.

 

Se preciso, e de acordo com o quadro clínico, o paciente é encaminhado para outras unidades de saúde. Os locais estão preparados para atender os casos suspeitos de dengue e outras arboviroses e as equipes já receberam orientações e treinamentos sobre o manejo clínico, seguindo os protocolos mais recentes do Ministério da Saúde.

 

Confira o endereço dos locais que estarão em funcionamento neste final de semana:

 

Barreiro
Centro de Saúde Carlos Renato Dias: Rua José Gonçalves, 375 - Barreiro.

 

Leste
Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Padre Léo Verheyen, 36 (Antiga Praça Pedro Lessa) - Vera Cruz.

 

Norte
Centro de Saúde Aarão Reis: Rua Waldomiro Lobo, 177 - Aarão Reis.

 

Oeste
Centro de Saúde Betânia: Rua Canoas, 678 - Betânia.

 

Venda Nova
Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco.

 

Plano de Enfrentamento às Arboviroses

 

Belo Horizonte conta com o Plano de Enfrentamento às Arboviroses (dengue, zika e chikungunya) que contempla ações que têm como objetivo ofertar uma assistência oportuna, segura e de qualidade, de forma a evitar a ocorrência de casos com maior gravidade e óbitos. O plano é ativado gradativamente mediante o monitoramento de indicadores que apontam o cenário epidemiológico e assistencial.

 

Dentre as ações previstas no plano que podem ser implantadas estão a ampliação do horário de funcionamento dos centros de saúde, aberturas de novos serviços e o incremento de profissionais.