Pular para o conteúdo principal

Skatista faz manobras em pista no Parque das Mangabeiras.
Foto: Julio Detefon

BH recebe feras do skate em etapa nacional no Parque das Mangabeiras

criado em - atualizado em

Estrelas brasileiras da modalidade Street de skate vão disputar em Belo Horizonte, de sexta-feira, dia 5 de julho, a domingo, dia 7, a primeira etapa do Oi STU Qualifying Series, no Parque das Mangabeiras. A competição tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além do apoio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

 

A entrada para o evento é gratuita. Os visitantes, porém, devem apresentar comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo dez dias antes da visita. Quem não apresentar a carteira de vacinação deve portar documento de identidade e preencher na portaria uma declaração de que já foi vacinado.

 

A primeira etapa de Street do circuito faz parte do calendário brasileiro que é realizado pela plataforma STU, com a chancela da Federação de Skate do Estado de Minas Gerais (FSKTMG), da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e da World Skate.

 

Em 2019, o circuito, que definirá os campeões brasileiros das modalidades Park e Street, ganha ainda mais importância por contar pontos para a corrida olímpica em cada etapa, visando os Jogos de Tóquio, em 2020. Serão três etapas para cada modalidade, feminino e masculino. Além de Belo Horizonte, Brasília (DF), Lauro de Freitas (BA), Sapiranga (RS) e São Paulo receberão os eventos. Florianópolis (SC) sediou em janeiro a primeira etapa de Park.

 

Os organizadores do Oi STU Qualifying Series apontam Belo Horizonte como um cena forte do skate nacional. A expectativa dos organizadores é que a etapa receba um grande público, não só para as disputas, mas também para curtir todos os atrativos do evento.

 

“De fato, Belo Horizonte se tornou uma referência para o skate nacional e já está no mapa internacional. Recebemos no último fim de semana o 3º BH Skate Invasion e, agora, é a vez de mais uma importante competição, com grandes nomes desse esporte que soma nove milhões de praticantes no Brasil. O evento é garantia de lazer e espetáculo para nossa população, bem como um incentivo à prática de atividades físicas e a uma vida mais saudável”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.

 

Em uma ação conjunta realizada pelos promotores do evento e pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, a pista do Parque das Mangabeiras foi revitalizada, ampliada e adaptada conforme os critérios internacionais de competição da modalidade Street.

 

“Estamos mudando o cenário do skate na cidade para um patamar internacional. Essas adequações vão proporcionar um uso mais intenso da pista pelos skatistas de Belo Horizonte, bem como tornar o local mais qualificado para receber eventos nacionais e internacionais. Vale dizer que essa reforma faz parte de um conjunto de intervenções e melhorias que estão sendo feitas no Parque das Mangabeiras”, pontuou o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues.

 

 

Os destaques

O Oi STU Qualifying Series contará com homens e mulheres na disputa. Algumas integrantes da seleção brasileira já confirmaram presença, entre elas Virginia Fortes Águas e Karen Feitosa. As atletas, que chegam para a disputa do STU após disputarem eventos internacionais, esperam usar a experiência dos últimos campeonatos para melhorar ainda mais seu desempenho no circuito brasileiro.

 

“Vai ser um campeonato de alto nível de skate e muita disputa. Espero me divertir muito porque o skate também é diversão, é dividir a pista com as outras meninas e ser feliz. Se Deus quiser quero me desempenhar bem para sair de lá com um sorriso no rosto", declarou Karen.

 

No masculino, Danilo do Rosário também é nome certo e promete disputas acirradas entre os homens: “Eu estou muito ansioso para essa volta do STU. BH é uma cidade onde tenho muitos amigos, e vai ser muito legal encontrar a galera e andar muito de skate. Espero dar o meu máximo e se tudo der certo, sair com um bom resultado. O nível vai ser alto, são muitos skatistas de qualidade, mas vou com o skate no pé para fazer o meu melhor”, disse.

 

A competição terá treinos livres na sexta-feira, dia 5, para os dois naipes, disputa da semifinal no sábado, dia 6, para mulheres e eliminatórias para os homens. E, no domingo, dia 7, a final feminina e as semifinais e as finais masculinas. Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.

 

Serviço

Oi STU Qualifying Series

Onde: Parque das Mangabeiras (Portaria Sul: av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras)

Quando: sexta-feira, dia 5 (treinos, 9h às 17h); sábado, dia 6 (8h às 19h); domingo, dia 7 (8h às 19h).

Entrada franca (É obrigatório portar documento de identidade e apresentar comprovante de imunização contra a Febre Amarela ou preencher na portaria uma declaração de vacinação).