Pular para o conteúdo principal

Instrutora da Sudecap em aula expositiva com projeção no quadro branco; nas carteiras, ceca de sete alunos acompanham a exposição.
Foto: Antônio Rodrigues/PBH

BH em Pauta: Sudecap realiza treinamento em hidrologia

criado em - atualizado em
Fazer uma reciclagem sobre temas relacionados à hidrologia e a drenagem urbana é uma das propostas do treinamento interno para funcionários da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que vem sendo realizado todas as sextas-feiras desde o dia 4 de agosto.

Ministrado pela engenheira da divisão de estudos de drenagem e saneamento da Sudecap, Úrsula Kelli Caputo, o ciclo de palestras foi desenvolvido para todos os técnicos envolvidos no planejamento, elaboração e acompanhamento de projetos de drenagem da autarquia, com o objetivo de se preparar para os impactos causados pelas águas pluviais e auxiliar no planejamento e diretrizes de obras de microdrenagem, macrodrenagem, canais e bacias de detenção.

Na rodada de palestras vários temas são abordados, entre eles estão o ciclo hidrológico, o Plano Diretor de Drenagem, medidas de controle de cheias e princípios de gestão sustentável. “A drenagem urbana é um dos pontos fortes da Sudecap. A gente está falando da água na cidade, de como a gente lida com a água e quais impactos dela no nosso ambiente. Estamos focando mais nos processos de hidrologia que são direcionados para a área urbana”, explica a engenheira Úrsula Caputo.

A ideia das palestras surgiu devido à alta demanda de informações de diretrizes em drenagens, com a finalidade de agregar conhecimento e equalizar todas as informações para um maior entendimento de profissionais de áreas diversas da autarquia. “O treinamento é importante na área da engenharia, pois no setor de projetos, nós recebemos diversos produtos de estudo hidrológico e hidráulico, então o treinamento nos prepara e contribui para a melhor avaliação e aceitação dos produtos”, diz Ana Luiza Passos, engenheira civil da Sudecap.

Já na área da Geologia, a técnica da área, Silvia Brandão, ressalta que, como a área de geotecnia tem interface com a área de drenagem urbana, o curso proporciona suporte para a realização de projetos, já que a drenagem urbana não faz parte do currículo em sua área de formação.

O treinamento ocorre até o dia 6 de setembro e é realizado às sextas-feiras na avenida Augusto de Lima, 30, Centro.
 
 

30/08/2017. Treinamento em Hidrologia e Drenagem Urbana. Fotos: Antônio Rodrigues/PBH