Pular para o conteúdo principal

Cerca de doze alunos cantam de pé, em frente a orientador, que está sentado; ao lado, três pessoas com instrumentos musicais acompanham.
Foto: Mariane Botelho

BH em Pauta: PBH oferece aulas de violão e canto no Barreiro

criado em - atualizado em

Uma oficina que reúne crianças a partir de seis anos, jovens, adultos e idosos. E, mais que isso, com casos entre os participantes em que se pode encontrar netos, pais e avós na mesma turma. Esse é o projeto “Música – Cantos e Instrumentos”, realizado no Centro Cultural Bairro das Indústrias.


A oficina “Música – Cantos e Instrumentos” começou por solicitação do professor Pedro Valter, um professor de música muito atuante e popular no bairro das Indústrias. “A pedido de alguns alunos, ele procurou o centro cultural, pois ficou interessado em compartilhar os conhecimentos em música de forma voluntária para colaborar com a formação cultural e musical da comunidade”, relata Violeta Penna, gerente do equipamento cultural mantido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Fundação Municipal de Cultura.  


Atualmente, são três turmas em andamento, sendo duas de violão - para iniciantes, às terças-feiras (18h), e básico, também às terças (20h) - e uma de canto, às terças-feiras (19h). Por ser regular, semestralmente o professor realiza uma mostra musical para oportunizar as aulas à experiência de apresentação e para mostrar à comunidade o trabalho que é desenvolvido. “Esporadicamente, o professor também convida músicos da região, muitos deles seus ex-alunos, para realizar apresentação para os alunos atuais como incentivo aos participantes da oficina”, explica Violeta.


Se o “Música – Canto e Instrumentos” surgiu a partir de uma demanda dos próprios alunos e da vontade do mestre em compartilhar saberes, a recepção da comunidade ao projeto não poderia ser melhor. “A oficina tem muita procura da comunidade. As pessoas já conhecem o professor, que é muito respeitado pelo trabalho no bairro. Muitas pessoas têm o desejo de cantar e tocar violão e descobrem no centro cultural uma aula de qualidade e gratuita”, diz Violeta.



Compartilhamento de saberes


O professor de música Pedro Walter, de 56 anos, contou que, para ele, o projeto é uma forma de poder colaborar como cidadão. “Sou professor de música desde 1986. Sinto-me muito bem em poder retribuir. É muito bom poder servir, pois o nosso próximo é a extensão do nosso viver”, afirmou. 


Dois alunos de violão/canto e moradores do bairro das Indústrias saudaram o projeto. Antônio Gomes de Oliveira, 62 anos, comentou: "Estou gostando muito de participar das aulas de violão. O professor Pedro sabe passar os ensinamentos. É humilde e muito competente". Gustavo Henrique Pereira, 17 anos, disse: "É uma aula muito dinâmica e divertida. Mesmo que seja uma aula sobre violão, ele passa dicas muito boas sobre canto, afinação de voz, e que nós não precisamos ficar nervosos na hora de soltar a voz”.



Centro cultural


Violeta Penna ressaltou a importância do “Música – Canto e Instrumentos” para o Centro Cultural Bairro das Indústrias e para uma comunidade com presença muita forte da música e marcada por um movimento de bandas de rock e por um projeto de música clássica. “Assim, o projeto da oficina veio integrar e colaborar com essa ação que existe na comunidade, potencializando e também contribuindo com esse movimento. O centro cultural tem como um dos pilares o incentivo à produção cultural local com apoio e desenvolvimento de ações em diálogo com as produções culturais da região. E a oficina de música é uma das ações que propicia a afirmação dessa identidade musical no bairro”, contextualizou.


O Centro Cultural Bairro das Indústrias está localizado à rua das Indústrias, 280 – Bairro das Indústrias. Os Telefones são 3246-0339 e 3277-9176. O e-mail é ccbdi.fmc@pbh.gov.br. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h30 às 19h; sábado, das 9h às 13h. As linhas de ônibus para o local são as 341,1145, 6350, 7950, 8151.

 

 

23/10/2017. Projeto Música - Canto e Instrumentos. Fotos: Júlio Nery/PBH