Pular para o conteúdo principal

Belo-horizontinos assistem ao show no evento Tudo é Jazz, da Savassi é da Gente
Foto: Amira Hissa/PBH

BH em Pauta: No coração da alegria

criado em - atualizado em

Belo-horizontinos do Padre Eustáquio, Nova Suíça, Itapoã, Nova Vista e de muitos outros bairros e regiões da cidade vêm agitando as manhãs de domingo no coração das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo. Criado este ano pela Prefeitura de Belo Horizonte, o projeto A Savassi é da Gente vai completar 13 edições no próximo domingo (18).
 

Desde março, a população passou a ter aos domingos, de 7h às 14h, uma nova possibilidade de lazer em espaço público, a céu aberto. Para transformação das pistas das vias em espaço de lazer, a BHTrans interdita o trânsito de veículos em trechos das duas avenidas, entre 6h e 15h. A atuação da Guarda Municipal e da Polícia Militar garante a segurança dos frequentadores.
 

A cada domingo, atividades de lazer, cultura e esporte são oferecidas gratuitamente à população pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte (SMEL).  As atividades ocorrem entre 9h e 13h. 
 

Para este domingo (18), estão previstos jogos de tabuleiro, cama elástica e totó, entre outras atividades. Serão oferecidos ao público campinho de futebol, bambolê, corda, amarelinha, dama e xadrez. Haverá, ainda, uma atividade de skate.
 

Muitos dos frequentadores vêm garantindo também a própria diversão, levando para as pistas das avenidas bicicletas, bolas, petecas, carrinhos de bebês, patins e skates, entre outros equipamentos pessoais.
 

Residente no Nova Suíça, o jovem casal formado pelo motorista Douglas Jungueira e pela professora Ludmila Rodrigues estreou no circuito no último domingo (11), com os dois filhos, um de dois anos e outro de dois meses. “O espaço é ótimo, bonito, ao ar livre, arborizado e cheio de crianças, o que possibilita a interação social do meu filho”, comentou Douglas.
 

Outra pessoa estreante do espaço no mesmo domingo foi a maquiadora Andreia Alves de Melo, moradora do bairro Nova Vista. Ela esteve na Savassi com a filha, portadora de doença neurológica (Síndrome de Leigh), para assistir à partida de futebol de 7, que foi disputada na pista da Getúlio Vargas, em um local próximo ao cruzamento com a Cristóvão Colombo. Essa modalidade consiste na adaptação do futebol para atletas com distúrbios neurológicos. “Essa iniciativa é tão boa que deveria ser estendida para vários locais da cidade. Pretendo voltar aqui outras vezes”, disse Andreia.


Netos em ação


Enfermeira do serviço público estadual, Natanieli da Silva, 28, residente no bairro Itapuã, é outra que vem usufruindo do espaço aos domingos. Na última edição, ela pegou uma peteca com os monitores da SMEL para jogar com a sobrinha, Maria Beatriz Turce, 13. A enfermeira elogiou o local e a segurança. “No próximo domingo, iremos trazer nossos patins para circular por aqui”, disse, empolgada. Quem também já faz planos para voltar ao espaço é Marcelo Douglas, morador do bairro Padre Eustáquio, que levou a família para andar de skate e patins.  
 

Moradores da própria região da Savassi, claro, também estão curtindo o projeto. Caroline Crema é um exemplo disso. Ela diz que em todas as manhãs de domingos prestigia o evento na companhia da filha de um ano e meio. “Acho uma ótima opção, principalmente para as pessoas que não residem em prédio com área de lazer e não são sócias de clube. Aqui, posso usufruir de um espaço ao ar livre com a mesma segurança do playground de shopping”, observou ela. 
 

Rosa Caldeira, também moradora da Savassi, diz que os netinhos residentes em outro bairro dormiram na casa dela, em um sábado, apenas com o objetivo de começar o dia brincando na rua. “Acho o máximo essa iniciativa que reforça na prática a tese de que a cidade tem que ser dos moradores. Essa iniciativa veio suprir a falta de espaço público de convivência ao ar livre e com segurança”, observou ela.
 
 

A Savassi é da Gente



Data: aos domingos

Horário: 7h às 14h

Local: cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo e imediações

O que é: espaço aberto para manifestações artísticas espontâneas, atividades culturais, esportivas e de lazer