Pular para o conteúdo principal

Na foto consta uma praça como muitas árvores e um playground
Foto: Divulgação/PBH

BH em Pauta: Bela & Premiada

criado em - atualizado em

Ao longo de todo o mês de julho próximo, cerca de 4.030 mudas serão plantadas na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul, como parte dos serviços sazonais de recomposição paisagística - um dos segredos do sucesso deste espaço público tetracampeão.
 

Por quatro anos consecutivos, de 2011 a 2014, a Praça Floriano Peixoto foi considerada a mais bela e conservada de Belo Horizonte pelo Prêmio Cidade Jardim – na categoria Praças acima de cinco mil metros quadrados. Em 2014, ela conquistou também a categoria Hors Concours, título que se mantém até hoje.
 

Situada na região hospitalar, que é um dos locais mais arborizados da capital, com 70% de todas as árvores da cidade, a Praça Floriano Peixoto, também conhecida como Praça do Quartel, é contemplada pelo projeto Adote o Verde, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que estabelece parcerias entre pessoas da sociedade civil ou jurídicas e o poder público, com o intuito de zelar pelos espaços verdes municipais.
 

Adotante oficial em 2011, a Unimed reformou e revitalizou a praça, passando a se responsabilizar pela manutenção dos jardins. A população reconheceu as benfeitorias, e o local, que se tornou um ponto de encontro e de eventos, recebe também ações da Rede de Amigos (leia texto complementar).

 

Um dos frequentadores é o servidor estadual Rubens Cecom, que diariamente leva o filho de um ano a uma escolinha localizada em frente à praça. Ele aproveita para curtir o ambiente bucólico do local, em meio ao espaço urbano, e ressalta que, além de ser uma praça bonita, também é segura.
 

Para Warley Loyola Vieira, 32, o filho também é o principal motivo para a visitação à praça. Ele diz que apesar de marcar presença mais vezes aos fins de semana, o filho pede diariamente para usar os brinquedos da praça.

 

Adubação

Para a manutenção dos jardins, quatro jardineiros e duas auxiliares de limpeza estão presentes de segunda a sábado na praça, como responsáveis pela poda de grama e arbustos, além dos cuidados com os canteiros, higienização e coleta de resíduos no espaço.
 

Além da equipe de jardinagem, há um técnico de manutenção que realiza reparos no sistema de irrigação e nos brinquedos, equipamentos de ginástica, bancos e caramanchões. Anualmente, também, são realizadas adubação e recomposição dos canteiros.

 

Circuito Instituto Unimed-BH

A praça também conta com um ciclo especial de atividades gratuitas de lazer e cultura para a comunidade, por meio do “Circuito Instituto Unimed”, com ações que incentivam a melhoria da qualidade de vida. Atividades culturais, como espetáculos de música, dança e teatro, são realizadas regularmente na praça, com o apoio do instituto.
 

Confira quais são:
 

Caminhada Orientada
 

Quando: às segundas e quartas-feiras
 

Horário: das 7h às 8h30 e das 18h30 às 20h
 

Tai Chi Chuan
 

Quando: aos sábados
 

Horário: das 7h30 às 9h

A programação do Circuito Instituto Unimed-BH pode ser acessada aqui .

 

Moradores e comerciantes iniciam plantio de mudas

A Rede de Amigos mobiliza moradores e comerciantes da região do entorno da Praça Floriano Peixoto e da Praça da Saúde para o cuidado com o espaço público. Com o apoio do Instituto Unimed-BH, o grupo zela pela conservação e segurança das praças, além de dar sugestões sobre o uso dos espaços.
 

O grupo conta com mais de 300 pessoas, entre moradores e comerciantes da região, que trabalham para manter o espaço limpo, conservado e seguro.
 

Em parceria com a Rede de Amigos, será realizada no dia 1º de julho a Manhã do Cuidar. O objetivo é contribuir com o plantio de novas mudas e revitalização  de canteiros.
 

MANHÃ DO CUIDAR - PRAÇA FLORIANO PEIXOTO

Data: 1º de julho, sábado.

Horário: Das 9h às 11h.