Pular para o conteúdo principal

Apresentação da Orquestra Filarmônica na Savassi. AO fundo aparece toda a orquestra e à frente parte do público
Foto: Stephanie Mendes/PBH

BH é da Gente apresenta Orquestra Filarmônica ao ar livre na Savassi pela 1ª vez

criado em - atualizado em
O BH é da Gente, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, recebeu em sua programação deste domingo, dia 8, o concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A apresentação, que foi aberta ao público, começou às 11h, na Praça da Savassi, e contou com a presença do prefeito Alexandre Kalil e da primeira-dama Ana Laender.
 
O repertório escolhido para o concerto foi variado, com clássicos de Mozart, Beethoven e Strauss, que iam desde ritmos da marcha e valsa até músicas brasileiras. Se apresentando pela primeira vez na história ao ar livre na Savassi, a Filarmônica foi criada em 2008.  Para o regente associado Marcos Arakaki, foi uma emoção muito grande tocar na Praça da Savassi. “É sempre uma ocasião muito enriquecedora poder trocar essa experiência com o público em lugares abertos. Porque, por vezes, um público que não frequenta os concertos têm, nessas ocasiões, uma oportunidade de fazer um primeiro contato com a música”.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, também acompanhou a apresentação. Para ele, o concerto ao ar livre, foi um marco na cidade. “Popularizar a música clássica é uma oportunidade ímpar e que valoriza o programa BH é da Gente, que acontece todos os domingos aqui na Savassi com várias atividades”.

O público presente, de aproximadamente 6 mil pessoas, apreciou a apresentação. Para Regina de Carvalho Silva, de 60 anos, que mora no Espírito Santo e estava em Belo Horizonte a passeio, o concerto é uma chance de passar para os mais jovens essa parte cultural da música. “Tive a grata oportunidade de chegar na cidade quando a Filarmônica estava se apresentando. A apresentação é muito boa, é algo que temos que incentivar filhos e netos a conhecer”.
 
Ana Maria Pereira Salomão, de 57 anos, que estava assistindo a um concerto da Filarmônica pela primeira vez, elogiou a iniciativa . “Parabéns a toda a equipe e a toda a organização, porque foi uma oportunidade fenomenal de toda a cidade vir e participar. Popularizar a apresentação da Filarmônica foi ótimo”.

Além do concerto, o BH é da Gente ofereceu um espaço de recreação para as crianças com camas elásticas, brinquedos infláveis, piscina de bolinha e oficina de pintura de rosto.


BH é da Gente

 
Criado em 2017, o BH é da Gente é um programa recreativo realizado aos domingos em quatro regiões da capital — Savassi (Centro-Sul), avenida Silva Lobo (Oeste), avenida Guarapari (Pampulha) e rua Araribá (Noroeste). O objetivo do programa é promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, assim como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público.