Pular para o conteúdo principal

BH se destaca como a 2ª cidade mais inteligente da Região Sudeste
Foto: Connected Smart Cities

BH é a 2ª cidade mais inteligente da Região Sudeste e a 4ª do país

criado em - atualizado em

Belo Horizonte é a 2º cidade mais inteligente da Região Sudeste no ranking Connected Smart Cities. Na classificação geral, BH ficou no 4º lugar considerando todo o país. Os destaques para a Prefeitura de Belo Horizonte foram nos eixos Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente e Saúde. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4), em São Paulo (SP), na abertura do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), o maior encontro brasileiro de tecnologia e inovação. 

“É gratificante saber que estamos, mais uma vez, em destaque nessa importante premiação. Estamos realizando um trabalho que vem consolidando a capital mineira no cenário de cidades inteligentes e que, acima de tudo, essas entregas têm mudado a história dos belo-horizontinos. Tem melhorado a vida de quem mora, trabalha ou empreende na cidade a partir do esforço e do comprometimento da administração pública para responder aos desafios do dia a dia e do ambiente coletivo a partir da inovação, tecnologia e sustentabilidade”, destacou o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. 

Belo Horizonte foi representada na premiação pelo diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Jean Mattos Duarte,  que destacou a trajetória dos excelentes resultados obtidos pela cidade na busca de abordagens de cidades inteligentes que contribuem para uma cidade mais responsiva e para a qualidade de vida dos cidadãos, bem como os avanços obtidos no comparativo entre os índices levantados em 2022 e 2023. 

“No ranking geral, avançamos oito posições, saindo do 12º lugar em 2022 para o quarto lugar geral neste ano. Este resultado é o somatório de um esforço coordenado de várias frentes dentro do programa Belo Horizonte Cidade Inteligente e que reflete em resultados concretos para a população da cidade, dialogando com a inovação, capacidade de resposta, transformação digital, sustentabilidade, resiliência, dentre outros aspectos”, comentou Jean Mattos Duarte. 

Principais eixos

Em termos regionais, Belo Horizonte é a 2ª cidade mais inteligente do Sudeste, de acordo com os dados do Connected Smart Cities.  No eixo Meio Ambiente, o ganho foi de mais de 30 posições, alcançando a 8ª posição no ranking geral. Parte desse resultado se deve às políticas empenhadas nos últimos anos voltadas a soluções baseadas na natureza, como a instalação de  jardins de chuva (28 estruturas já implantadas podendo chegar a 60 até o final do mês) como estratégia de prevenção a alagamentos por meio da captação, retenção e infiltração da água da chuva, políticas voltadas para as mudanças climáticas, arborização, dentre outras. 

Premiado internacionalmente, o projeto da Biofábrica de Joaninhas é outra ação exitosa da Prefeitura e já distribuiu milhares de insetos para auxiliar no controle de pragas urbanas. BH ainda conta com 56 Unidades Produtivas destinadas à produção de alimentos, beneficiando 300 agricultores urbanos. Vale também destacar o Projeto Montes Verdes, que plantou mais de 30 mil mudas e recuperou mais de 10 hectares de área verde nos últimos anos.

A capital também se destacou no Connected Smart Cities nas áreas da Saúde e da Tecnologia e Inovação, figurando nesses dois eixos entre as três melhores do país. 

No eixo Tecnologia e Inovação, a cidade ganhou reconhecimento com mais de 96% de vilas e favelas já com sinal de Wi-Fi gratuito, beneficiando cerca de 400 mil moradores dessas localidades. São mais de 3.700 pontos de Wi-Fi gratuitos espalhados pela cidade, incluindo em espaços e equipamentos públicos como escolas, praças e em todas as estações do Move. Todo esse processo acompanha também as ações de capacitação da população, com a certificação de 10 mil pessoas em vários cursos de TIC, abrindo espaço para o letramento digital, redução de desigualdades, a geração de renda e ingresso no mercado de trabalho. Outras iniciativas inovadoras da cidade também incrementam as entregas, como o lançamento do BHLab e o salto em transformação digital promovido pela Prefeitura nos últimos anos, oferecendo atualmente mais de 900 serviços on-line à disposição do cidadão. 

No eixo Saúde, merecem destaque diversas ações, como a reconstrução, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), de 13 novos centros de saúde nos últimos 15 meses, com estrutura para proporcionar mais conforto aos usuários e trabalhadores. Além disso, o Município ofertou mais de 3 mil teleconsultas aos cidadãos e disponibilizou o prontuário eletrônico, com sistema acessível em tempo real em todas as unidades da rede SUS-BH. Também foi modernizado o registro de atividades dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com a distribuição de tablets.

Evento de premiação

A cerimônia de premiação reuniu gestores públicos, pesquisadores, startups, organismos e agências de fomento nacionais e internacionais e diversas instituições atuantes no universo das cidades inteligentes de quase 700 cidades do país. 

Em um dos painéis sobre Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas do CSCM, Jean será o moderador e apresentará o Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte para todos os participantes do evento.

Amanhã, terça-feira (5) será a vez de BH receber o Selo Connected Smart Cities 2023, que busca incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes. 

A plataforma Connected Smart Cities analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, em 11 eixos temáticos, como economia, educação, saúde, empreendedorismo, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, segurança, energia, governança, tecnologia e inovação. Também são analisados eixos temáticos por região geográfica e por porte de cidade, com três recortes: municípios com mais de 500 mil habitantes, municípios com 100 a 500 mil habitantes e municípios com 50 a 100 mil habitantes.