Pular para o conteúdo principal

BH celebra as tradições de matriz africana com ato cultural neste 21 de março
Foto: Verônica Manevy

BH celebra as tradições de matriz africana com ato cultural neste 21 de março

criado em - atualizado em

Nesta quinta-feira, 21 de março, o Brasil celebra o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé, instituído no ano passado pela Lei 14.519. Para comemorar a data, em Belo Horizonte, pelo segundo ano consecutivo, será realizado o ato “Zumbi e Dandara Vivem em Nós”. Integrando o Circuito Municipal de Cultura, a iniciativa começa a partir das 18h, em frente ao monumento a Zumbi, na interseção entre Avenida Brasil e Rua Manaus, no Santa Efigênia. O ato é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente e da Casa Pai Francisco de Angola e Mãe Maria Conga, com apoio cultural do Ministério Público.

 

A programação é gratuita e inclui roda das crianças, roda de capoeira e apresentações artísticas de Nívea Sabino, Afoxé Ilê Odara, Coletivo Casa do Hip Hop Taquaril e Samba de Kilombu. Mais informações estão disponíveis nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

A secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, defende que o ato compõe um momento especial de afirmação da cultura afro-brasileira. “Celebrar o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé, reforça a importância de nossas políticas públicas para salvaguardar as tradições de raízes africanas na cidade, além de fomentar as diversas manifestações culturais e artísticas que definem a nossa identidade afro-brasileira”, diz sobre a iniciativa, que acontece na data criada em consonância com o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Para Pai Ricardo, zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, a data deve ser observada por uma perspectiva ampla e multifatorial. “É um dia para dizer à sociedade que os povos de matriz africana são a base da identidade do país. Um dia para combater o racismo e o racismo religioso. Então, é de suma importância expandir o entendimento desta data. Não é só mais um dia para celebrar, mas também para ocupar, para tomar posse de direito, para reivindicar direitos, para denunciar”, afirma.

 

A zeladora da Casa Pai Francisco de Angola e Mãe Maria Conga, Mãe Ana Maria, faz coro. “É um ato pelo fim da intolerância religiosa, pelo fim do racismo com nossas crianças nas escolas, pelo fim do feminicídio de nossas mulheres e adolescentes, pelo fim do encarceramento dos nossos jovens e homens negros. E, também, para mostrar à cidade que a população negra traz em sua existência a riqueza da diversidade cultural”, sublinha.

 

Programação

O ato “Zumbi e Dandara Vivem em Nós” acontece em frente ao monumento “Liberdade e Resistência”, criado por Jorge dos Anjos em 1995, na ocasião do tricentenário de Zumbi dos Palmares, simbolizando as raízes da luta negra no país. A programação começa às 18h30, com roda de crianças e, na sequência, às 19h30, com roda de capoeira. Às 20h, é a vez de Nívea Sabino apresentar uma poesia e um manifesto. Poeta, slammer, ativista e educadora social, Sabino possui trajetória de “ativismo poético” que tange o enfrentamento ao racismo, à lesbofobia, ao sexismo e a outras formas de opressão através da palavra, pelos saraus de periferias; articula a “RodaBH de Poesia” e é mulher pioneira nas competições de poesia falada em Minas Gerais.

 

Às 20h30, quem se apresenta é o Afoxé Ilê Odara, o primeiro Afoxé de Belo Horizonte, criado em 1979 por Mãe Gigi e apadrinhado por ninguém menos que Gilberto Gil. Completando 45 anos em 2024, o grupo é conduzido por Thirey Ilê Odara, filho de Mãe Gigi, e também atua como centro cultural, oferecendo oficinas e outras atividades à comunidade do Bairro Santo André. Às 21h, o Coletivo Casa Do Hip Hop Taquaril traz o show “Hip Hop faz 50”, em comemoração aos 50 anos de uma das manifestações mais importantes da cultura pop. A apresentação conta com MCs convidados, além de graffiti e stencil feitos ao vivo.

 

Fechando a programação do ato, às 21h30, o “Samba de Kilombu” traz a mistura de samba de caboclo com samba de terreiro construída por Lampião Tata Mukumbi. Com cantigas de caboclo e brincadeiras que interagem com o público e as sambadeiras, o “Samba do Kilombu” nasceu dentro do Kilombu Manzo Ngunzo Kaiango, comunidade quilombola e espaço de religiosidade de matriz africana considerada Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

 

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e agosto de 2023, data que marcou três anos de projeto, o Circuito Municipal de Cultura realizou 928 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 535 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de 5248 artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

Serviço | Circuito Municipal de Cultura

“Zumbi e Dandara Vivem em Nós”
Quando. Quinta-feira (21), a partir das 18h
Onde. Avenida Brasil com Rua Manaus, bairro Santa Efigênia (em frente ao monumento “Liberdade e Resistência”)
Quanto. Gratuito e aberto ao público
Mais. Outras informações no site do Circuito Municipal de Cultura

Programação | “Zumbi e Dandara Vivem em Nós”

18h - Roda das crianças
19h30 - Roda de capoeira
20h - Nívea Sabino
20h30 - Afoxé Ilê Odara
21h - Hip Hop faz 50
21h30 - Samba de Kilombu